domingo, 16 de junho de 2019

Uma viagem na HISTÓRIA DA FERROVIA com alunos da E. M. Francisca de Gomide, em Rio Novo-MG.









Sabe aquele momento inesquecível? Grandes oportunidades que surgem e que não podemos desperdiçar?

Pois é...
Recebi carinhoso convite da Diretora da Escola Municipal Francisca de Gomide Araújo Simões – Rio Novo, Prof.ª Rita de Cássia Martins Moreira, para participar do Projeto Patrimonial “Nossa história através dos trilhos” que vem desenvolvendo com as professoras Adriana Freitas de Oliveira, Geralda Aparecida Vicente e Paula de Oliveira Toledo envolvendo alunos do 3º e do 5º ano.

Nosso encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 07 de junho. A proposta era contar para as crianças a história da ferrovia e sua importância para a região. Levá-las a uma viagem no tempo, na imaginação e na história.
Foi sem dúvida uma maravilhosa experiência perceber a fantástica atenção e o envolvimento da turminha à medida que a grande história ia se desenvolvendo e, ao final, ouvir perguntas super interessantes sobre tudo o que haviam que acabado de ouvir.








Na verdade elas já vinham trabalhando o tema há dias dentro do bem elaborado projeto da escola.

Os alunos já haviam visitado a estação de Furtado de Campos - que fica em comunidade rural do mesmo nome – onde tiveram a oportunidade de conhecer um ex-funcionário da ferrovia que lhes mostrou como tudo funcionava na época em que os trens vinham do Rio de Janeiro. Do grande movimento de passageiros que existia naquela pequena comunidade, pois dela partia o ramal para Juiz de Fora que também passava pela estação de Rio Novo. Conheceram o interior da estação e, claro, ouviram muitas histórias.








Também participaram de uma manhã com o artista local Braz Eli, indo com ele até o local de Rio Novo em que se encontra um grande muro com a belíssima pintura do trem chegando à cidade. Oportunidade de conhecer de perto seu trabalho, de saber como ele consegue retratar com tamanha beleza, autenticidade e riqueza de detalhes uma cena que um dia foi coisa comum na cidade.
Um dos alunos chegou a me dizer: “Parece que o trem vai sair do muro!”







Já na Escola, as crianças foram incentivadas a desenharem elas mesmas o trenzinho tendo como inspiração a pintura de Braz Eli, onde todos nós tivemos a animadora certeza de que em breve teremos excelentes artistas por lá.








Enfim, uma manhã realmente inesquecível!
Agradeço ao corpo docente da escola pelo convite e especialmente aos alunos pela forma carinhosa com que me receberam, pela extrema atenção e envolvimento com as histórias que lhes contava.
Vocês são 10!!!







3 comentários:

Claudia disse...

Parabéns! Precisamos resgatar a História nas escolas de uma maneira diferente.
Incrível esta atitude!

Luciana Borges disse...

Parabéns! Maravilhoso trabalho realizado pela E.M Francisca de Gomide Araújho Simões - Rio Novo MG

Horácio Corrêa Cardillo disse...

Parabéns, Parabéns, pelo belo trabalho... Vossa pessoa vem resgatando a historia de nossa região com muito zelo e carinho e dedicação, em cada publicação sua eu fico conhecendo uma pouco a mais da região por onde passou o trem ...