sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTAÇÃO ESTEVÃO PINTO - Segunda Estação do ramal de Pequeri para Mar de Espanha.

Última atualização: 18 de janeiro de 2021.

Acima, registro que realizei em minha última visita a Estevão Pinto, em setembro de 2020.

Abaixo, belíssimo registro de "En'cantos de Maresp"


Na sequência abaixo, fotos feitas em minha última visita a Estevão Pinto, em setembro de 2020.









Abaixo, fotos feitas em minha primeira visita, em setembro de 2009.









Estação ESTEVÃO PINTO




Município: Mar de Espanha

Ramal de Mar de Espanha: Km 190,035 (1960).

Altitude: 441m.

Estação inaugurada em: 24 de novembro de 1911.

Estive no local em: 16 de setembro de 2009 e 09 de setembro de 2020.

Uso atual: Sem informação, aparentemente abandonada. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1911-1965)






HISTÓRICO:


Seguindo pelo Ramal para Mar de Espanha, a segunda parada era na Estação Estevão Pinto, aberta em 1911 juntamente com o Ramal que tinha início na então Estação de São Pedro (Pequeri).

Localizada no Município de Mar de Espanha, a Estação também foi construída para o escoamento da grande produção de café na região.

Após a decadência do valor do produto, o Ramal passou a ser utilizado para o escoamento dos demais produtos agrícolas, do mármore, do leite e transporte de passageiros.

Com o desenvolvimento do transporte rodoviário, a ferrovia entrou em decadência, sendo o Ramal erradicado em 31 de outubro de 1965.

 

A ESTAÇÃO:


A bela Estação de Estevão Pinto segue o mesmo padrão de construção e desenho da Estação de Mar de Espanha.

Quem passa pelo local hoje fica difícil compreender um prédio tão majestoso isolado na zona rural, num complexo ferroviário que também era composto por uma Caixa d’água que abastecia as Locomotivas e por um prédio que se assemelha a uma Casa de Turma ou um antigo Armazém, hoje em ruínas.

Interessante observar os detalhes da construção da Estação, tudo feito com muito capricho e perfeição, lembranças de um tempo em que o café “valia ouro”.

Apesar de estar bem distante e isolada de Mar de Espanha, a antiga Estação ainda se encontra em bom estado de conservação, com sua estrutura preservada.

Em minha última visita, uma triste observação foi ver a “monocultura do eucalipto” dominando a região. Mais triste ainda foi ver que chegaram ao absurdo de plantá-lo dentro das ruínas da antiga Casa de Turma.



Na sequência abaixo, mais fotos de setembro de 2020.

















Abaixo, fotos de Osorio Corrêa A. Netto feitas em 2017.








Ao lado da Estação de Estevão Pinto, a caixa d'água que abastecia as Locomotivas. 

Acima, foto de setembro de 2009.


Abaixo, foto de setembro de 2020.


Na seqüência abaixo, um prédio em ruínas próximo à Estação de Estevão Pintoprovavelmente uma antiga Casa de Turma ou um Armazém. As duas primeiras fotos são de setembro de 2009.

Triste foi retornar em setembro de 2020 e encontrar a "sombria monocultura do eucalipto" dominando praticamente todo o cenário do antigo leito ferroviário e, o pior, plantaram eucalipto dentro da ruína do antigo prédio ferroviário.




Abaixo, fotos de setembro de 2020. Observem eucaliptos plantados dentro da ruína do antigo prédio ferroviário.






Abaixo, mais fotos de minha primeira visita, em 2009.









3 comentários:

Marcio Sette Cardoso disse...

A Estação é belíssima.

Marcelo disse...

Excelente postagem! Ontem, dia 20 de setembro, coincidentemente eu também passei por lá! Também fiquei muito curioso em ver uma estação tão antiga em ruínas numa área rural tão humilde. Fiquei muito curioso em saber mais. Acabei encontrando a sua postagem! Obrigado!

Anônimo disse...


Uma pena lugar lindo uma obra tão linda acabar fico muito triste aí passei minha infância e juventude era lindo tudo arrumado e florido ..Mas quem comprou não está nem aí???
Efigênia Palha