Matéria
atualizada em 06 de julho de 2024.
Abrindo esta matéria, acima e na sequência abaixo, as fantásticas fotos de Ricardo Raipp e Cláudia Conforte mostrando as obras de restauração da primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais, Chiador.
Abaixo, Ricardo Raipp e Cláudia Conforte muito bem acompanhados na Estação de Chiador.
Acima e abaixo, um comparativo da verdadeira "ressurreição" deste belíssimo monumento histórico: a Estação de Chiador.
Abaixo, a triste imagem da Estação de Chiador neste histórico registro dos anos 1980, do acervo de Manoel Monachesi.
Acima e abaixo, duas fotos mais recentes das ruínas da Estação de Chiador antes das obras de restauração, por Antônio Pastori.
Acima e abaixo, duas belas fotos extraídas do site Estações Ferroviárias, de Ralph Giesbrecht.
Estação CHIADOR
Primeira
estação ferroviária do Estado de Minas Gerais
Ramal: Linha Auxiliar – Km 195,497 (1928)
Altitude: 285m.
Estação inaugurada
em: 27 de julho de 1869.
Estive no local em: 29 de dezembro de 2012.
Uso atual: Depois de anos de total abandono, a Estação passa por uma completa restauração para, em breve, se transformar num dos mais belos e Patrimônios Históricos Ferroviários.
Situação Atual
– A linha era utilizada pela FCA no transporte de
bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico
Rio-Minas.
E. F. Dom
Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F.
Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F.
Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F.
Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)
Estação CHIADOR
Primeira
estação ferroviária do Estado de Minas Gerais
Ramal: Linha Auxiliar – Km 195,497 (1928)
Altitude: 285m.
Estação inaugurada
em: 27 de julho de 1869.
Estive no local em: 29 de dezembro de 2012.
Uso atual: Depois de anos de total abandono, a Estação passa por uma completa restauração para, em breve, se transformar num dos mais belos e Patrimônios Históricos Ferroviários.
Situação Atual
– A linha era utilizada pela FCA no transporte de
bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico
Rio-Minas.
E. F. Dom
Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F.
Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F.
Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F.
Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)
RFFSA – (1975-1997)
HISTÓRICO:
A história da Estação de Chiador aqui na página otremexpresso teve início no dia 29 de dezembro de 2012, quando eu e o amigo Cláudio Escaraboto saímos para mais uma "excursão arqueológica ferroviária". Objetivo: encontrar a Estação ou o que sobrou dela.
Partimos então com destino àquele Município passando por Mar de Espanha. Daí até Chiador foi realmente uma aventura descendo a serra. Estrada de terra na época em péssimo estado com muitas valetas dificultando a passagem de carros mais baixos. Mas o cenário realmente é compensador! A estradinha é naturalmente decorada por belas matas, rios e cachoeiras, sendo cercada também por grandes maciços de pedra.
Enfim chegamos à sede do Município de Chiador e seguimos por estrada asfaltada sentido ao distrito de Penha Longa.
A ESTAÇÃO:
Bem no meio do percurso, abandonada no meio do “nada”, no cruzamento da estrada com linha férrea, encontramos as ruínas da antiga e outrora belíssima Estação Ferroviária de Chiador, a primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais.
A ESTAÇÃO:
Bem no meio do percurso, abandonada no meio do “nada”, no cruzamento da estrada com linha férrea, encontramos as ruínas da antiga e outrora belíssima Estação Ferroviária de Chiador, a primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais.
A primeira pergunta que veio a cabeça: Por que construir um prédio tão suntuoso longe de tudo e de todos?
Trata-se de uma construção imponente, uma bela gare dotada de duas torres nas extremidades, localizada numa distância média de 4 a 5 km da sede do município ou do distrito.
Por que um prédio daquele tamanho ali?
Voltando aos dias atuais, o que encontramos foi um cenário desolador. A antiga Estação estava em ruínas. Suas belas paredes (as que ainda restam) erguidas pedra por pedra se encontravam-se escoradas - e muito mal escoradas diga-se de passagem.
Entrando no que sobrou da Estação, vivi uma mistura de sentimentos. Primeiro, fiquei impressionado com a beleza da arquitetura, com a precisão e a técnica de encaixe das pedras fazendo-nos pensar na trabalheira que deu para levantar tudo aquilo. Observei a riqueza de detalhes nos contornos, enfim, na grandiosidade daquela obra para o seu tempo.
Depois veio a emoção em imaginar tudo aquilo funcionando a pleno vapor, o trem chegando, passageiros e cargas entrando e saindo e aí deparar com a triste realidade do completo abandono. Tristeza por ver o total e completo descaso com que o patrimônio público vinha sendo tratado ao longo de anos e anos a fio. Por fim, o pior dos sentimentos:
Ver que tudo aquilo poderia acabar de vez a qualquer momento. Que num breve momento tudo poderia ruir e destruir toda uma história.
Passados longos anos, a Estação resistiu ao abandono até que finalmente recebemos a notícia de que a Eletrobras/Furnas faria a revitalização e restauração do histórico prédio.
Finalmente, recebi dos amigos Ricardo Raipp e as belíssimas e recentes fotos mostrando as obras em andamento.
Agora é aguardar pelo resultado do minucioso trabalho que está sendo feito.
Confesso que não vejo a hora de poder retornar à Estação de Chiador encontrando-a imponente e bela, "história viva" enquanto Patrimônio Histórico de Minas Gerais.
Na
seqüência abaixo, mais uma valiosa contribuição do amigo Ricardo Raipp. Fotos realizadas em novembro de 2019.
Em minha visita às ruínas da Estação de Chiador, em dezembro de 2012 - quando iniciava esta página - procurei realizar o grande levantamento fotográfico, apresentando abaixo com o maior número de detalhes possíveis daquela que já foi uma magnífica Gare.
Meu principal objetivo era que este material pudesse servir de subsídio para futuras ações no intuito de salvar o que
ainda restava da "Primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas
Gerais". Espero que tenha sido útil!
6 comentários:
Estive hoje dia 14-10-2017 em Chiador um passeio de moto e aproveitei no retorno parar na antiga estação e bater algumas fotos. Em relação as fotos publicadas em 2012 não mudou absolutamente nada e o prédio só não caiu ainda porque foi muito bem construído e de pedra. Lamentável perder este patrimônio passei boa parte da minha infância e adolescência viajando de trens no estado de São Paulo que por sinal hoje eles não existem mais muitos ramais foram arrancados e estações foram demolidas. Paulo Pires Pastori 74 anos morador em Juiz de Fora MG
Lamentável o estado em que se encontra. Esse escoramento que na verdade já está também muito precário foi instalado com minha orientação e atendendo ao MP Estadual. Achei que na época, década de 2000 a 2010, ela seria reformada. Mas até o momento nada de efetivo aconteceu.
Marco Antônio Francisco
Inacreditável terem deixado chegar a esse ponto! Foi um dos grandes edifícios construídos no Brasil Império, marcava a chegada da Central do Brasil nas Minas Gerais, por ordem do Imperador do Brasil.
Irenicus Raziel
Que boa notícia, Amarildo!
Por volta dos anos 70, eu residia em Três Rios e passei nesta Estação com destino a Recreio MG. Naquela época não dávamos aquela atenção, muito menos noção para este belíssimo monumento. Hoje temos consciência o quão é valioso e importante sua recuperação.
Carlos Jose Rodrigues
Já estive aí! É lindo mesmo!
Paulo Neiva Pinheiro
Fala meu Amigo! Ia te passar a novidade, mas imaginei que você já estivesse sabendo!! Que alegria ver a obra em andamento, quantas vezes estive lá e sonhei em ver isso acontecer. Grande abraço.
Ricardo Raipp
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