segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ESTAÇÃO CHIADOR - A primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais, um dos mais belos Prédios Ferroviários de nosso País, finalmente está totalmente restaurada.


Matéria atualizada em 29 de junho de 2025.

Acima e na sequência abaixo, belíssimos registros do renascimento da Estação Chiador.













Antes e depois... uma pequena amostra do renascimento da Estação Chiador.


Antes e depois... mais uma pequena amostra do renascimento da Estação Chiador.


Abaixo, belo registro da Estação ainda em funcionamento.








Estação CHIADOR
Primeira estação ferroviária do Estado de Minas Gerais



Ramal: Linha Auxiliar – Km 195,497 (1928)
Altitude: 285m.
Estação inaugurada em:  27 de julho de 1869.
Estive no local em: dezembro de 2012 e 26 de junho de 2025.
Uso atual: Depois de anos de total abandono, a Estação passou por completa restauração, se transformando num dos mais belos Patrimônios Históricos Ferroviários.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas. 


E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)




HISTÓRICO:

A história da Estação de Chiador aqui na página otremexpresso teve início no dia 29 de dezembro de 2012, quando eu e o amigo Cláudio Escaraboto saímos para mais uma "excursão arqueológica ferroviária". Objetivo: encontrar a Estação ou o que sobrou dela.

Partimos então com destino àquele Município passando por Mar de Espanha. Daí até Chiador foi realmente uma aventura descendo a serra. Estrada de terra na época em péssimo estado, com muitas valetas dificultando a passagem de carros mais baixos. Mas o cenário realmente era compensador! A estradinha é naturalmente decorada por belas matas, rios e cachoeiras, sendo cercada também por grandes maciços de pedra.

Enfim chegamos à sede do Município de Chiador e seguimos por estrada asfaltada sentido ao distrito de Penha Longa. 

 

A ESTAÇÃO:

Bem no meio do percurso, abandonada no meio do “nada”, no cruzamento da estrada com linha férrea, encontramos as ruínas da antiga e outrora belíssima Estação Ferroviária de Chiador, a primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais.

A primeira pergunta que veio a cabeça: Por que construir um prédio tão suntuoso, longe de tudo e de todos?

Trata-se de uma construção imponente, uma bela gare dotada de duas torres nas extremidades, localizada numa distância média de 4 a 5 km da sede do município ou do distrito. 

Por que um prédio daquele tamanho ali?

Infelizmente o que encontramos foi um cenário desolador. A antiga Estação estava em ruínas. Suas belas paredes (as que ainda restavam) erguidas pedra por pedra encontravam-se escoradas - e muito mal escoradas diga-se de passagem.

Entrando no que sobrou da Estação, vivi uma mistura de sentimentos. Primeiro, fiquei impressionado com a beleza da arquitetura, com a precisão e a técnica de encaixe das pedras fazendo-nos pensar na trabalheira que deu para levantar tudo aquilo. Observei a riqueza de detalhes nos contornos, enfim, na grandiosidade daquela obra para o seu tempo.

Depois veio a emoção em imaginar tudo aquilo funcionando a pleno vapor, o Trem chegando, passageiros e cargas entrando e saindo, para em seguida deparar com a triste realidade do completo abandono. Tristeza por ver o total e completo descaso com que o patrimônio público e histórico vinha sendo tratado ao longo de anos e anos a fio. Por fim, o pior dos sentimentos:

Ver que tudo aquilo poderia acabar de vez a qualquer momento. Que num breve momento tudo poderia ruir e toda uma história se perder para sempre.

Passados longos anos, a Estação resistiu ao abandono até que finalmente recebemos a notícia de que a Eletrobras/Furnas faria a revitalização e restauração do histórico prédio.

Finalmente, recebi em julho de 2024, as belíssimas fotos do amigo Ricardo Raipp mostrando as obras em andamento.

À partir de então, confesso que não via a hora de poder retornar à Estação de Chiador, o que fiz em 26 de junho de 2025, encontrando uma imponente e belíssima "história viva" enquanto Patrimônio Histórico de Minas Gerais. As fotos comprovam a importância de se preservar nossa história... 




Antes e depois... para termos uma noção do belíssimo trabalho realizado na Estação Chiador.


Antes e depois... mais uma pequena amostra do renascimento da Estação Chiador.


Mais um "antes e depois"... 


A seguir, mais uma bela sequência da Estação de Chiador após seu renascimento.














Na sequência abaixo, fotos de Ricardo Raipp e Cláudia Conforte feitas em julho de 2024 mostrando as obras de restauração da primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais - Chiador.









Abaixo, Ricardo Raipp e Cláudia Conforte muito bem acompanhados na Estação de Chiador.


Acima e abaixo, um comparativo da verdadeira "ressurreição" deste belíssimo monumento histórico: a Estação de Chiador.


Abaixo, a Estação de Chiador neste belíssimo desenho de Cláudio José Escaraboto.


Abaixo, a triste imagem da Estação de Chiador neste histórico registro dos anos 1980, do acervo de Manoel Monachesi.


Acima e abaixo, duas fotos mais recentes das ruínas da Estação de Chiador antes das obras de restauração, por Antônio Pastori.


Acima e abaixo, duas belas fotos extraídas do site Estações Ferroviárias, de Ralph Giesbrecht.

  

Na seqüência abaixo, mais uma valiosa contribuição do amigo Ricardo Raipp. Fotos realizadas em novembro de 2019.







Em minha visita às ruínas da Estação de Chiador, em dezembro de 2012 - quando iniciava esta página - procurei realizar o grande levantamento fotográfico, apresentando abaixo com o maior número de detalhes possíveis daquela que já foi uma magnífica Gare. 

Meu principal objetivo era que este material pudesse servir de subsídio para futuras ações no intuito de salvar o que ainda restava da "Primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais". Espero que tenha sido útil!






















































































Abaixo, detalhes de uma bela capela localizada bem próxima à Estação.









10 comentários:

Anônimo disse...

Estive hoje dia 14-10-2017 em Chiador um passeio de moto e aproveitei no retorno parar na antiga estação e bater algumas fotos. Em relação as fotos publicadas em 2012 não mudou absolutamente nada e o prédio só não caiu ainda porque foi muito bem construído e de pedra. Lamentável perder este patrimônio passei boa parte da minha infância e adolescência viajando de trens no estado de São Paulo que por sinal hoje eles não existem mais muitos ramais foram arrancados e estações foram demolidas. Paulo Pires Pastori 74 anos morador em Juiz de Fora MG

Anônimo disse...

Lamentável o estado em que se encontra. Esse escoramento que na verdade já está também muito precário foi instalado com minha orientação e atendendo ao MP Estadual. Achei que na época, década de 2000 a 2010, ela seria reformada. Mas até o momento nada de efetivo aconteceu.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Inacreditável terem deixado chegar a esse ponto! Foi um dos grandes edifícios construídos no Brasil Império, marcava a chegada da Central do Brasil nas Minas Gerais, por ordem do Imperador do Brasil.
Irenicus Raziel

Anônimo disse...

Que boa notícia, Amarildo!
Por volta dos anos 70, eu residia em Três Rios e passei nesta Estação com destino a Recreio MG. Naquela época não dávamos aquela atenção, muito menos noção para este belíssimo monumento. Hoje temos consciência o quão é valioso e importante sua recuperação.
Carlos Jose Rodrigues

Anônimo disse...

Já estive aí! É lindo mesmo!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Fala meu Amigo! Ia te passar a novidade, mas imaginei que você já estivesse sabendo!! Que alegria ver a obra em andamento, quantas vezes estive lá e sonhei em ver isso acontecer. Grande abraço.
Ricardo Raipp

Anônimo disse...

Quando passava aí de trem sempre pensava que um dia daria pra reformar... cheguei a entrar nela em 1975 funcionando... era o final do trem de passageiros... tinha uma balança no chão bem grande e as portas e janelas foram saqueadas, pois eram de pinho de Riga. Suas telhas eram aquelas que falam que os escravos moldavam na coxa, as paredes nem de tijolos eram... eram de pedras encaixadas... um tesouro perdido e agora encontrado. Mas achei que o nome em relevo tinha que ser pintado de laranja para aparecer mais em destaque e colocar brita para encher o espaço deixado da plataforma até a linha principal, com dormentes e trilhos para dar um glamour a mais... mas já está ótimo! Mas se sou encarregado faria estas duas coisas.
Claudio Gil

Anônimo disse...

Ficou linda demais! Quando fui aí ela estava em ruinas.
Marcelo Rocha

Anônimo disse...

Passei nesta estação em 2020 e estava em ruínas....que beleza ver este patrimônio assim recuperado.
Agostini Ernesto

Anônimo disse...

Quando a conheci caindo fiquei imaginando como seria esta estação em pleno movimento, o chega e sai de pessoas, o movimento da plataforma. Ver essa obra tão importante restaurada é digna de aplausos.
Carlos Henrique Barbosa