sábado, 27 de fevereiro de 2021

ESTAÇÃO JEQUITIBÁ - Nos mapas ferroviários ficou mais conhecida como Presidente Soares.

Matéria atualizada em 28 de janeiro de 2024.


Nas fotos acima e abaixo, a nova réplica da Locomotiva que passa a compor o cenário com a bela Estação de Jequitibá - por Silvino Henrique, Luciano H. S. Vence e Marco Antônio Francisco.



Nas  quatro fotos abaixo feitas em 10 de junho de 2023 ainda sem a réplica da Locomotiva, a antiga Estação de Jequitibá, hoje belíssima Biblioteca Municipal e Casa de Cultura.  





Abaixo, belo registro do Trem parado na Estação ainda sob o nome “Presidente Soares” – foto da página "Eu Amo Alto Jequitibá".


Acima, a belíssima Praça Julio Maria, vendo-se em destaque a Igreja Matriz N. Sra. da Conceição, localizada bem próxima à Estação de Jequitibá.

Abaixo, antigo e belo registro onde vemos a Igreja Matriz bem próxima à Estação Jequitibá, vendo-se também os vagões estacionados.


Abaixo, belíssimo registro fotográfico da Estação Jequitibá em momento festivo.


Nas fotos abaixo, o Túnel Vista Bela; uma ponte ferroviária e uma base da antiga caixa d'água, encontrados pelos caminhos da ferrovia em Jequitibá - fotos de William Autodinâmica.








manhumirim

 


Estação JEQUITIBÁ

Antiga Presidente Soares

 

Vista-bela


taquaruna

 

 

Município: Alto Jequitibá

Linha de Manhuaçu: Km 538,935 (1960).

Altitude: 645m.

Estação inaugurada em: 01 de maio de 1915.

Estive na Estação em: Finalmente visitei a Estação em 10 de junho de 2023.

Uso atual: Biblioteca Municipal e Casa de Cultura. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1915-1975)




MINHA VISITA:

Depois de muitos anos de espera, percorri a Linha de Manhuaçú visitando suas Estações e finalmente cheguei à cidade de Alto Jequitibá para conhecer outra pequena, mas belíssima Estação, mais um Patrimônio Histórico que mantém vivo na memória de todos as recordações da passagem dos Trens da E. F. Leopoldina.  

Mais uma vez, foi realmente gratificante encontrar a Estação de Jequitibá muito bem cuidada, estando bem próxima da belíssima Praça da Matriz compondo um maravilhoso e histórico conjunto arquitetônico. Aí foi aproveitar mais uma vez a bela manhã ensolarada para realizar as fotos aqui apresentadas. 
Além da grande expectativa de conhecer mais uma Estação, continuei me encantando com os belíssimos cenários dos cafezais de toda aquela região.

Vale ressaltar que antes de minha visita, esta matéria contou com a valiosíssima contribuição em fotos dos amigos das páginas do facebook "Alto Jequitibá" e "Eu Amo ALTO JEQUITIBÁ".

Mas, pouco tempo depois de minha visita, fui surpreendido pelos amigos Silvino Henrique, Luciano H. S. Vence e Marco Antônio Francisco com fotos da belíssima réplica de uma Locomotiva a Vapor instalada em uma das cabeceiras da Estação compondo o cenário ferroviário.


HISTÓRICO: 

Entre 1911 e 1915 a então Estrada de Ferro The Leopoldina Railway estendeu suas linhas até Manhuaçu, seu ponto final, tendo seus trilhos atingido o povoado de Alto Jequitibá em 1912, passando também por Manhumirim.

O trecho entre Carangola e Manhuaçu foi desativado em 23 de julho de 1975, sendo a Linha de Manhuaçu oficialmente erradicada e os trilhos retirados, fechando definitivamente a Estação Jequitibá.


Acima, registro de mais uma chegada festiva do Trem na Estação Jequitibá. Foto do acervo CPDOC-FGV.


HISTÓRIA DA CIDADE:

O nome da cidade originou da existência de um jequitibá, árvore gigantesca encontrada em abundância na Zona da Mata mineira no século XIX, marcando o surgimento da cidade.

A história da cidade conta que essa grande árvore servia de orientação e pouso para os tropeiros que ali se encontravam para comercializar gêneros na região. A grande fertilidade de seu solo atraiu colonos que por ali chegaram por volta de 1862, sendo pioneiros da cultura cafeeira. Graças especialmente ao café, ainda existem fazendas centenárias na cidade.

O povoado foi elevado a distrito em 1923 sob o nome de Presidente Soares, homenagem ao então Presidente do Estado de Minas Gerais Dr. Raul Soares de Moura.

Sua emancipação ocorreu em 1953, ainda sob o nome Presidente Soares. Após um plebiscito realizado em 21 de outubro de 1991, a cidade voltou a ter seu nome de origem – Alto Jequitibá.

  Acima, composição fotográfica que realizei para relembrar os velhos tempos da E. F. Leopoldina em Alto Jequitibá.


A ESTAÇÃO: 

Prédios e construções ferroviárias da extinta Estrada de Ferro Leopoldina como as Estações de Presidente Soares (Jequitibá) e Taquaruna - Vista Bela já foi demolida - pontilhões e o famoso Túnel Vista Bela fazem parte do acervo histórico de Alto Jequitibá.

A antiga Estação Jequitibá encontra-se hoje em excelente estado de conservação, sendo utilizada pela Secretaria de Educação como Biblioteca Municipal e Casa de Cultura.  

 

Na sequência abaixo, a Estação de Jequitibá em detalhes. Fotos realizadas em 10 de junho de 2023.












Acima e abaixo, antigos e belos registros onde vemos a Igreja Matriz bem próxima à Estação Jequitibá, vendo-se também o Trem estacionado.


Na sequência abaixo, a Estação de Jequitibá logo após a grande restauração, sob o olhar de Leandro Andrade Cardoso.


Abaixo, a Estação de Jequitibá na finalização da última restauração realizada.

        

Na sequência abaixo, mais fotos da Estação de Jequitibá realizadas em 10 de junho de 2023.





Em junho de 2023 encontrei entre a Estação e a Igreja Matriz esta bela edificação de aspecto histórico, dos primeiros tempos da ferrovia.




Abaixo, a bela Praça Júlio Maria com a imponente Igreja Matriz N. Sra. da Conceição localizada bem próxima à Estação.






Abaixo, mais um belo registro fotográfico onde vemos o Trem nas proximidades de Alto Jequitibá.  

O famoso Túnel Vista Bela construído em 1914 na zona rural de Alto Jequitibá se destaca entre os acervos históricos ferroviários. Possui 100 metros de extensão com estrutura de pedra em suas entradas, sendo bastante visitado por ciclistas e caminhantes.


Abaixo, o Túnel em seqüência fotográfica de Luciana Katheringger Reitz e Luciano H. S. Vence.









Acima, uma ponte ferroviária ainda na área urbana de Alto Jequitibá.

Na seqüência abaixo, pontes e belos cenários pelo antigo leito da ferrovia.





Acima e abaixo, a Estação da cidade de Alto Jequitibá ainda sob o nome “Presidente Soares” 


Abaixo, antigo e bastante conhecido registro fotográfico de um descarrilamento quando o trem passava pelo córrego da Boa Vista, na cidade de Alto Jequitibá.


Abaixo, a belíssima panorâmica de Alto Jequitibá onde é possível identificar o antigo leito ferroviário cortando a cidade em toda a sua extensão.


8 comentários:

Emmanuel Almeida disse...

Enorme prazer em poder conhecer e rever essa amorosa cidade, em seus detalhes antigos.

Anônimo disse...

Minha mãe nasceu em Manhumirim e foi criada em Presidente Soares, que em 1991 foi rebatizada como Alto Jequitibá.
Robson Assis

Anônimo disse...

Saudade imensa!
Nair Bastos

Anônimo disse...

Conheço essa cidade! Tive um padrinho muito amigo de meu pai que residia aí e trabalhava em minha cidade Manhumirim.
Rui Nunes

Anônimo disse...

Quando estive nessa região, tentei achar esta estação e não consegui. Errei o caminho.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Parabéns para o executivo na preservação deste patrimônio!
Nyldo Coutinho

Anônimo disse...

Morei em Alto Jequitibá! Estudei no Colégio E. Rev. Cícero Siqueira.
Bernardo Mds

Anônimo disse...

Lindíssima e bem conservada!
Magda Izenir Enzweiler