sábado, 18 de abril de 2020

ESTAÇÃO PRAIA PERDIDA - Próxima à Ponte dos Ingleses, na divisa dos Estados do RJ e MG.


Matéria atualizada em 22 de novembro de 2021.


Acredita-se que a estação/parada Praia Perdida ficava nesta região, bem próxima à Ponte dos Ingleses - foto: 01/2018.



Segundo o mapa da época, era neste platô próximo a ponte da divisa dos estados de RJ/MG que ficava a estação Praia Perdida, a última parada do trem no estado do Rio de Janeiro - foto: 11/2021.



O mesmo platô visto da cabeceira da Ponte dos Ingleses. foto: 11/2021.




Nas duas fotos abaixo, a cabeceira da Ponte dos Ingleses sua extremidade, vista pelo lado do estado do Rio de Janeiro - foto: 11/2021. 




A Ponte dos Ingleses em destaque - foto: 11/2021.




HISTÓRICO DA ÚLTIMA EXPEDIÇÃO DE JEAN FERREIRA, EM 11/2021:

“O dia 21 de novembro de 2021  foi bastante animado! Consegui concluir os registros da parte que faltava pra fechar o trecho que ia do limite do estado do Rio de Janeiro até a divisa com Minas Gerais da extinta antiga Estrada de Ferro da Leopoldina, a The Leopoldina Company Railway, ferrovia erradicada que ligava Três Rios a Caratinga. Estava buscando três pontes e a última parada do trem em território fluminense – Praia Perdida - que no mapa original trazia, mas que na última incursão não consegui encontrar.”



Abaixo, antigo mapa ferroviário que posiciona a estação/parada Praia Perdida bem próxima à Ponte dos Ingleses, referência para a expedição de Jean Ferreira.



Em destaque, o pequeno morro às margens do rio Paraibuna onde vemos o corte por onde passava o leito ferroviário - foto: 01/2018.










Estação PRAIA PERDIDA



Município: Três Rios-RJ
Linha de Caratinga: Km 136,547 (1960).
Estação inaugurada em: data desconhecida.
Estive no local em: Ainda não visitei o local. Visitada por Jean Cerqueira em 08 de janeiro de 2018 e em 21 de novembro de 2021.
Uso atual: Demolida. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (n/d -1975)
RFFSA (1975-1994)





A ESTAÇÃO:

Como cita Ralph Mennucci Giesbrecht em sua página Estações Ferroviárias, "a estação de Praia Perdida, sem data de inauguração conhecida, ficava aparentemente dentro da fazenda do Travessão, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Como a estação de Piracema, essa parada (no Guia Geral de 1960 era considerada uma PE) ficava às margens do rio Paraibuna. Na linha que passava por Praia Perdida rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.

Logo após a estação Praia Perdida chegava-se à imponente Ponte dos Ingleses sobre o rio Paraibuna. Ao atravessá-la entrava-se em território mineiro. Seu nome provavelmente vem do fato de que foi construída pela Leopoldina na época da Leopoldina Railway, dirigida por ingleses."






HISTÓRICO DA PRIMEIRA EXPEDIÇÃO DE JEAN FERREIRA, EM 01/2018:

Em sua primeira expedição realizada em 08 de janeiro de 2018, o amigo e grande colaborador de nossa página Jean Ferreira Cerqueira, de Três Rios-RJ, partiu numa espetacular expedição pelo antigo leito da Estrada de Ferro Leopoldina na divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no sonho de conseguir encontrar ao menos vestígios da pequena parada Praia Perdida  – seu principal objetivo - passando também pela estação de Piracema tendo como destino final a Ponte dos Ingleses, neste belo trabalho de preservação da história ferroviária. 

Pelo caminho, além da estação/parada Piracema, encontrou também outras pequenas pontes num cenário espetacular, realizando belíssimos registros fotográficos trazendo também belo relato do que foi “desbravar” a região, que pode ser visto no link: 


Mas seu foco era a estação Praia Perdida, além da belíssima e famosa Ponte dos Ingleses. 
Relatou que foi uma experiência espetacular, frustrada apenas pelo fato de não conseguir encontrar um vestígio sequer da estação Praia Perdida que, como o nome indica, ficava às margens do rio Paraibuna e próxima à Ponte dos Ingleses. Alguns mapas antigos posicionavam esta pequena parada bem próxima à ponte.



No relato e nas fotos abaixo, registros da primeira expedição de Jean Ferreira pelos caminhos da Leopoldina realizada em janeiro de 2018.

Sobre a Ponte dos Ingleses, segue o relato de Jean Ferreira Cerqueira:

"Cheguei domingo, 08 de janeiro de 2018, a Ponte dos Inglêses, uma espetacular obra de gringos!
Revirando a história, vi que em 1893 a administração da Estrada de Ferro passou das mãos de brasileiros para os escritórios de Londres e com isso mudou-se o nome para "The Leopoldina Railway Company Limited", um marco de virada na história ferroviária brasileira. Então nesta época iniciou-se a integração da zona da mata mineira com a capital "Rio de Janeiro".



Pelas lentes de Jean Ferreira Cerqueira a bela Ponte dos Ingleses ficou ainda mais bela - fotos: 01/2018. 









Cabeceiras de um dos pontilhões que faltaram em minha primeira expedição - fotos: 11/2021.





Cabeceiras de segundo pontilhão que faltou em minha primeira expedição - fotos: 11/2021.




8 comentários:

Dalmo Marques disse...

Excelente Trabalho

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo trabalho! Sabemos que a nossa região é rica em monumentos históricos e belezas naturais.
Carlos Henrique Sioli

Anônimo disse...

O amigo Jean é show!
Amadeu Guedes

Anônimo disse...

Que beleza de pesquisa e publicação. Parabéns!!
Sandra Aguiar

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Sua pesquisa enriquece nossa história.
Rosângela Botta

Anônimo disse...

Jean, fiquei emocionada com as imagens da ponte próxima a antiga Parada Praia Perdida. Nasci e passei a minha infância na Fazenda Travessão, onde fica localizada a ponte.
Parabéns pelo trabalho!
Ieda de Campos

Anônimo disse...

Parabéns! Pesquisar é bom, mas encontrar é melhor ainda. Esses rapazes curiosos e teimosos, são a esperança de nosso resgate de memória. Parabéns, Jean!
Cinara Jorge

Jean Ferreir disse...

É mais que um trabalho é um prazer, conhecer o que não se é divulgado, trazer a memoria aquilo que me trás esperança, mesmo não vivenciando a época sinto-me intimamente ligado a este passado glorioso de nossas ferrovias!!