Matéria
atualizada em 16 de dezembro de 2021.
Estação de Carmo, às margens da RJ-148, afastada do centro da cidade.
Acima, estacionada na praça da Prefeitura de Carmo, no centro da cidade, o "grande tesouro" - a bela e imponente Locomotiva H.K. PORTER 6921 após uma belíssima reforma.
Abaixo, como ela estava em minha primeira visita.
Saindo de Carmo em direção a Sumidouro, da rodovia RJ-148 é possível ver partes de uma ponte ferroviária.
Estação CARMO
Antiga Bacelar
Município: Carmo - RJ
Ramal de Sumidouro: Km 238,777 (1960).
Altitude: 221m.
Estação inaugurada
em: 1° de agosto de 1885.
Estive no local em: 26 de fevereiro de 2016 e em 25 de janeiro de 2017.
Uso atual: Cooperativa de Produtores de Leite.
Situação Atual
– Ramal declarado erradicado, sem trilhos.
C. E. F.
Sumidouro (1885)
E. F.
Leopoldina (1885-1967)
HISTÓRICO:
A página otremexpresso tem me proporcionado
grandes surpresas e novos desafios.
Ao visitar Estações, paradas e pontes ferroviárias nas imediações de Além Paraíba, cheguei
à Estação de Melo Barreto, ponto de partida para o antigo Ramal Sumidouro, no
Estado da Rio de Janeiro.
Ver aquela maravilhosa ponte sobre o Rio Paraíba era
um belo convite a descobrir toda a história sobre a Estrada de Ferro Leopoldina
que "continuava" do outro lado.
O tempo
passou e surgiu a necessidade de viajar até Nova Friburgo a serviço.
Pronto! Estava
ali a oportunidade de seguir minhas pesquisas pelo estado do Rio conhecendo um
pouco do Ramal Sumidouro - suprimido em maio de 1967 - que se
estendia até Conselheiro Paulino na Linha de Cantagalo, dali chegando à Nova
Friburgo.
Trago hoje a
“primeira parada” para fotos que fiz nesta viagem - a Estação de Carmo - e também, fotos do "grande tesouro" encontrado em praça pública da cidade.
A ESTAÇÃO:
Originalmente
chamada Bacelar até a década de 1930, a antiga Estação fica nos arredores da
cidade, margeando a rodovia RJ-148. Pouco mais à frente, do outro lado da
rodovia, fica outro prédio ferroviário, possivelmente um armazém, sendo as duas
edificações utilizadas hoje pela Cooperativa de Produtores de Leite do
município.
Um pequeno
comerciante estabelecido bem próximo à Estação explicou que na verdade o trem
passava no lado oposto da Estação em relação à rodovia, hoje ocupada por
moradias geminadas ao prédio original. A antiga plataforma de embarque já não
existe mais, mas a Estação segue imponente e bela, mantendo viva a memória da
Estrada de Ferro Leopoldina naquela cidade.
Em frente à Estação, uma pracinha denominada Praça da Luz e nela um pequeno monumento
composto de peças mecânicas que não consegui identificar.
A SEGUNDA VISITA:
Numa segunda visita à Carmo, estive no centro da cidade em busca de uma Locomotiva que segundo me informaram na antiga Estação, estaria estacionada na praça ao lado da prefeitura. Trata-se da bela Locomotiva H.K. Porter 6921.Posso garantir que valeu a pena o retorno, como o leitor poderá conferir abaixo.
Prédio da Prefeitura Municipal de Carmo e a Locomotiva estacionada na praça ao lado.
O GRANDE TESOURO - A LOCOMOTIVA H. K. PORTER COMPANY PITTSBURGH U.S.A. N° 6921:
Após minha visita “inesperada” à Estação de Carmo em fevereiro de 2016, me vi obrigado a um agradável retorno àquela cidade.
Razão: Recebi informações da existência de uma Locomotiva estacionada ao lado da Prefeitura, bem no centro da cidade.
A Estação de Carmo encontra-se afastada do centro urbano, situada à beira da RJ-148 e por desconhecer a existência da Locomotiva, a mesma não havia sido mencionada inicialmente nesta postagem sobre a Estação.
Como a cidade estava no caminho da “Expedição Sumidouro” que realizei em 25 de janeiro de 2017, aproveitei para fazer uma breve visita em busca da Locomotiva quando ainda amanhecia o dia. O resultado foi esta “beleza” que pode ser apreciada nas fotos!
Na Locomotiva encontramos uma placa com a identificação do construtor: H. K. Porter Company Pittsburgh U.S.A. N° 6921 – ano 1924.
O fato da Locomotiva estar estacionada ao lado da Prefeitura e não próxima à Estação favorece a que muitos turistas e pesquisadores percam a oportunidade de conhecê-la.
Na visita que fiz em janeiro de 2017 encontrei-a com vários sinais de desgaste por estar exposta ao tempo, o que me levou a pedir ao governante do Município que dispensasse uma atenção especial ao belíssimo patrimônio histórico ferroviário que a cidade possui.
Para minha grande surpresa e alegria, posteriormente recebi novas fotos do amigo Jorge Plácido, grande colaborador da página otremexpresso, onde vemos o resultado da belíssima reforma que deixou a Locomotiva H. K. Porter novamente espetacular. PARABÉNS!!!
Nas quatro fotos abaixo, como estava a Locomotiva em minha primeira visita.
Na seqüência abaixo, como ficou a Locomotiva após bela reforma. Fotos do amigo Jorge Plácido.
Procurando
registros fotográficos em meus arquivos, encontrei fotos enviadas pelo amigo
José Alves de Vasconcelos, outro grande colaborador de nossa página, onde para minha
grande surpresa encontrei a foto de uma Locomotiva idêntica à hoje estacionada
na Praça da Prefeitura de Carmo. Segundo José Alves, a foto foi feita na ilha
dos pombos, local pertencente à Cia. Ligth de eletricidade, localizado em
Paraíba do Sul. Como pode ser observado nas fotos abaixo, sem dúvida o modelo da
Locomotiva é bem semelhante!
A PONTE:
Em minha segunda visita, ainda na
praça da prefeitura de Carmo, conversei com alguns moradores sobre a Locomotiva e
sobre a história da ferrovia na cidade, sendo informado da existência da
estrutura de uma ponte ao lado esquerdo da rodovia indo em direção a Sumidouro,
ainda em Carmo.
Segui viagem
indo mais devagar para não perder a oportunidade de mais um registro histórico
da Estrada de Ferro Leopoldina. Poucos km’s à frente e lá estava a ponte, ou
parte dela, já que a mesma não teria resistido à força da correnteza num dos
grandes temporais acontecidos em Carmo.
Mas parte dela e suas colunas ainda
resistem ao tempo, marcas de áureos tempos e do quanto foi importante a
ferrovia para o desenvolvimento da região.
Procurando
registros fotográficos em meus arquivos, encontrei fotos enviadas pelo amigo
José Alves de Vasconcelos, outro grande colaborador de nossa página, onde para minha
grande surpresa encontrei a foto de uma Locomotiva idêntica à hoje estacionada
na Praça da Prefeitura de Carmo. Segundo José Alves, a foto foi feita na ilha
dos pombos, local pertencente à Cia. Ligth de eletricidade, localizado em
Paraíba do Sul. Como pode ser observado nas fotos abaixo, sem dúvida o modelo da
Locomotiva é bem semelhante!
7 comentários:
Carmo RJ
data: 02/04/2016 | de: Luiz Caripi
Moro em Carmo RJ e sou apaixonado pela história e pelos trens antigos.
Onde o trem passava ainda conseguimos passar. Tem acesso .
Eu também sou apaixonada por trem a tipo. Queria passar pelas estradas Onde os trens passavam. Tirar fotos.
Lúcia, uma boa parte do antigo leito da ferrovia virou estrada rural tornando-se possível percorrê-las, mas existem muitos trechos onde só é possível percorrer à pé. Outros trechos estão em propriedades particulares sem acesso permitido. Ainda é possível fotografar muita coisa por aí. Abçs.
Nesta mesma estrada da ponte, há uns 4km em direção a Sumidouro exite uma ponte de ferro inglesa, daqulas de arco, lindissima e ainda em bom estado.
https://www.google.com.br/maps/@-21.9561913,-42.6714872,188m/data=!3m1!1e3
https://www.google.com.br/maps/@-21.9557582,-42.6722646,3a,75y,144.91h,78.28t/data=!3m6!1e1!3m4!1s3MO1yIMWVssYcZMXXFYNjA!2e0!7i13312!8i6656
Destroem tudo. Pais sem memória
Postar um comentário