domingo, 28 de fevereiro de 2016

ESTAÇÃO CARMO - Desbravando e encontrando tesouros no Ramal Sumidouro, nas linhas da EFL pelo estado do Rio de Janeiro.


Matéria atualizada em 16 de dezembro de 2021.



Estação de Carmo, às margens da RJ-148, afastada do centro da cidade.





Acima, estacionada na praça da Prefeitura de Carmo, no centro da cidade, o "grande tesouro" - a bela e imponente Locomotiva H.K. PORTER 6921 após uma belíssima reforma.


Abaixo, como ela estava em minha primeira visita. 









Acima, a restauração de uma antiga foto da Estação de Carmo. 
Hoje a rodovia passa pelo outro lado da Estação, à direita na foto.



Saindo de Carmo em direção a Sumidouro, da rodovia RJ-148 é possível ver partes de uma ponte ferroviária. 











Estação CARMO
Antiga Bacelar



Município: Carmo - RJ
Ramal de Sumidouro: Km 238,777 (1960).
Altitude: 221m.
Estação inaugurada em:  1° de agosto de 1885.
Estive no local em:  26 de fevereiro de 2016 e em 25 de janeiro de 2017.
Uso atual: Cooperativa de Produtores de Leite.
Situação Atual – Ramal declarado erradicado, sem trilhos.

C. E. F. Sumidouro (1885)
E. F. Leopoldina (1885-1967)






HISTÓRICO:

A página otremexpresso tem me proporcionado grandes surpresas e novos desafios.
Ao visitar Estações, paradas e pontes ferroviárias nas imediações de Além Paraíba, cheguei à Estação de Melo Barreto, ponto de partida para o antigo Ramal Sumidouro, no Estado da Rio de Janeiro. 
Ver aquela maravilhosa ponte sobre o Rio Paraíba era um belo convite a descobrir toda a história sobre a Estrada de Ferro Leopoldina que "continuava" do outro lado.
O tempo passou e surgiu a necessidade de viajar até Nova Friburgo a serviço.
Pronto! Estava ali a oportunidade de seguir minhas pesquisas pelo estado do Rio conhecendo um pouco do Ramal Sumidouro - suprimido em maio de 1967 - que se estendia até Conselheiro Paulino na Linha de Cantagalo, dali chegando à Nova Friburgo.
Trago hoje a “primeira parada” para fotos que fiz nesta viagem - a Estação de Carmo - e também, fotos do "grande tesouro" encontrado em praça pública da cidade.  


A ESTAÇÃO:  

Originalmente chamada Bacelar até a década de 1930, a antiga Estação fica nos arredores da cidade, margeando a rodovia RJ-148. Pouco mais à frente, do outro lado da rodovia, fica outro prédio ferroviário, possivelmente um armazém, sendo as duas edificações utilizadas hoje pela Cooperativa de Produtores de Leite do município.
Um pequeno comerciante estabelecido bem próximo à Estação explicou que na verdade o trem passava no lado oposto da Estação em relação à rodovia, hoje ocupada por moradias geminadas ao prédio original. A antiga plataforma de embarque já não existe mais, mas a Estação segue imponente e bela, mantendo viva a memória da Estrada de Ferro Leopoldina naquela cidade.
Em frente à Estação, uma pracinha denominada Praça da Luz e nela um pequeno monumento composto de peças mecânicas que não consegui identificar.




Nas fotos abaixo, vemos pouco mais à frente outro prédio ferroviário do outro lado da rodovia - possivelmente um antigo armazém. Hoje este prédio e a antiga Estação são utilizados pela Cooperativa de Produtores de Leite do município.





Abaixo, mais alguns registros da bela Estação de Carmo.







A SEGUNDA VISITA:

Numa segunda visita à Carmo, estive no centro da cidade em busca de uma Locomotiva que segundo me informaram na antiga Estação, estaria estacionada na praça ao lado da prefeitura. 
Trata-se da bela Locomotiva H.K. Porter 6921.
Posso garantir que valeu a pena o retorno, como o leitor poderá conferir abaixo.


Prédio da Prefeitura Municipal de Carmo e a Locomotiva estacionada na praça ao lado.



O GRANDE TESOURO - A LOCOMOTIVA H. K. PORTER COMPANY PITTSBURGH U.S.A. N° 6921: 

Após minha visita “inesperada” à Estação de Carmo em fevereiro de 2016, me vi obrigado a um agradável retorno àquela cidade.

Razão: Recebi informações da existência de uma Locomotiva estacionada ao lado da Prefeitura, bem no centro da cidade.

A Estação de Carmo encontra-se afastada do centro urbano, situada à beira da RJ-148 e por desconhecer a existência da Locomotiva, a mesma não havia sido mencionada inicialmente nesta postagem sobre a Estação.

Como a cidade estava no caminho da “Expedição Sumidouro” que realizei em 25 de janeiro de 2017, aproveitei para fazer uma breve visita em busca da Locomotiva quando ainda amanhecia o dia. O resultado foi esta “beleza” que pode ser apreciada nas fotos!

Na Locomotiva encontramos uma placa com a identificação do construtor: H. K. Porter Company Pittsburgh U.S.A. N° 6921 – ano 1924.

O fato da Locomotiva estar estacionada ao lado da Prefeitura e não próxima à Estação favorece a que muitos turistas e pesquisadores percam a oportunidade de conhecê-la.

Na visita que fiz em janeiro de 2017 encontrei-a com vários sinais de desgaste por estar exposta ao tempo, o que me levou a pedir ao governante do Município que dispensasse uma atenção especial ao belíssimo patrimônio histórico ferroviário que a cidade possui. 

Para minha grande surpresa e alegria, posteriormente recebi novas fotos do amigo Jorge Plácido, grande colaborador da página otremexpresso, onde vemos o resultado da belíssima reforma que deixou a Locomotiva H. K. Porter novamente espetacular. PARABÉNS!!!


Nas quatro fotos abaixo, como estava a Locomotiva em minha primeira visita.




Na seqüência abaixo, como ficou a Locomotiva após bela reforma. Fotos do amigo Jorge Plácido.










Procurando registros fotográficos em meus arquivos, encontrei fotos enviadas pelo amigo José Alves de Vasconcelos, outro grande colaborador de nossa página, onde para minha grande surpresa encontrei a foto de uma Locomotiva idêntica à hoje estacionada na Praça da Prefeitura de Carmo. Segundo José Alves, a foto foi feita na ilha dos pombos, local pertencente à Cia. Ligth de eletricidade, localizado em Paraíba do Sul. Como pode ser observado nas fotos abaixo, sem dúvida o modelo da Locomotiva é bem semelhante!  






A PONTE:

Em minha segunda visita, ainda na praça da prefeitura de Carmo, conversei com alguns moradores sobre a Locomotiva e sobre a história da ferrovia na cidade, sendo informado da existência da estrutura de uma ponte ao lado esquerdo da rodovia indo em direção a Sumidouro, ainda em Carmo.
Segui viagem indo mais devagar para não perder a oportunidade de mais um registro histórico da Estrada de Ferro Leopoldina. Poucos km’s à frente e lá estava a ponte, ou parte dela, já que a mesma não teria resistido à força da correnteza num dos grandes temporais acontecidos em Carmo. 
Mas parte dela e suas colunas ainda resistem ao tempo, marcas de áureos tempos e do quanto foi importante a ferrovia para o desenvolvimento da região.









7 comentários:

Anônimo disse...

Carmo RJ
data: 02/04/2016 | de: Luiz Caripi
Moro em Carmo RJ e sou apaixonado pela história e pelos trens antigos.

Lúcia disse...

Onde o trem passava ainda conseguimos passar. Tem acesso .

Lúcia disse...

Eu também sou apaixonada por trem a tipo. Queria passar pelas estradas Onde os trens passavam. Tirar fotos.

Amarildo Mayrink disse...

Lúcia, uma boa parte do antigo leito da ferrovia virou estrada rural tornando-se possível percorrê-las, mas existem muitos trechos onde só é possível percorrer à pé. Outros trechos estão em propriedades particulares sem acesso permitido. Ainda é possível fotografar muita coisa por aí. Abçs.

Anônimo disse...

Nesta mesma estrada da ponte, há uns 4km em direção a Sumidouro exite uma ponte de ferro inglesa, daqulas de arco, lindissima e ainda em bom estado.

https://www.google.com.br/maps/@-21.9561913,-42.6714872,188m/data=!3m1!1e3

Anônimo disse...

https://www.google.com.br/maps/@-21.9557582,-42.6722646,3a,75y,144.91h,78.28t/data=!3m6!1e1!3m4!1s3MO1yIMWVssYcZMXXFYNjA!2e0!7i13312!8i6656

Unknown disse...

Destroem tudo. Pais sem memória