O nome de “Lucca” dado à 1ª Estação de
São Fidelis teria sido em homenagem ao fundador da Igreja Matriz de São Fidelis,
Fr. Angelo de Lucca, conforme cita o Diário de Notícias, datado de 28 de agosto
de 1887.
Acima, a 2ª Estação, localizada na rua Laurindo Pitta, no centro da cidade. O trem vinha de Campos dos Goytacazes, chegava nela e depois ia para a ponte metálica, chegando na Estação de Lucca em cinco minutos.
Linha de Campos a Miracema – Km 367,077 (1960)
As valiosíssimas contribuições dos amigos Wellter Manhães, Haroldo Pereira da Silva Porto Júnior e da página "Relembrando o passado de São Fidélis" me levaram a deixar mais uma vez a Zona da Mata mineira para mostrar uma Estação no Estado do Rio de Janeiro.
Desta vez, trago aos amigos que
acompanham nossa página a Estação São Fidélis, localizada na Linha de Campos a Miracema. Ou melhor:
as "Estações de São Fidélis"!
Isso mesmo! Três Estações! Foi realmente interessante descobrir que na verdade São Fidélis já teve três Estações. E graças ao incansável trabalho de pesquisa histórica da ferrovia feito por Wellter Manhães, trazemos essa rica história!
- A 1ª, Estação Lucca, era o ponto inicial da Estrada de Ferro Santo
Antônio de Pádua;
- A 2ª, Estação São Fidélis (a primeira
já com o nome de São Fidélis) foi construída para ligar o Município a
Campos e que, após a construção da Ponte
Metálica (a primeira ponte
ferroviária de São Fidélis), veio a ligar finalmente Campos a Miracema;
- A 3ª e atual Estação de São Fidélis foi construída após a construção da Ponte Preta (segunda ponte ferroviária de São Fidélis).
HISTÓRICO DA LINHA:
Tudo teve início com a E. F. Santo Antônio de Pádua através de
uma concessão de 1879 estabelecendo uma linha unindo Lucca (São Fidélis) a
Santo Antônio de Pádua, ferrovia esta, aberta em 1880.
Em 1883, outra linha uniu Santo Antônio de Pádua a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ligando finalmente São Fidélis à cidade de Miracema. Em 1884, esta última foi vendida à E. F. Macaé a Campos e em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina tornando-se a Linha Campos a Miracema, que posteriormente foi ligada até a Linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do Ramal de Paraoquena, que liga as Estações de Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena.
O transporte de passageiros passando
por São Fidélis parou desde o início dos anos 80 (em 1980 trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos).
Nos últimos tempos, o trem de
passageiros e os cargueiros seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu,
pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena/Miracema
desativado.
AS ESTAÇÕES:
A concessão para a construção da Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua se deu em 1876, ficando o Eng. Vieira Braga responsável pela construção da ferrovia. Ela tinha seu ponto inicial na Estação de Lucca - a primeira Estação em São Fidélis – inaugurada em 1880 como a Estação inicial da E. F. Santo Antônio de Pádua e ficava na margem norte do rio Paraíba do Sul, onde hoje se localiza o bairro Cristo Rei, Ypuca.
Em 07 de julho de 1887 teve início a construção
da 1ª Ponte Ferroviária - a Ponte
Metálica, com a construção dos pilares tendo como responsável o engenheiro
Joseph Lynch.
A inauguração da Ponte Metálica aconteceu no dia 26 de agosto de 1891, quando passou
a ser possível a ligação de Miracema a Campos, passando por São Fidélis.
Ou seja, o trem vindo de Miracema chegava a São Fidélis fazendo sua primeira parada na Estação de Lucca – a primeira Estação em São Fidélis, no lado norte do rio Paraíba - e atravessava pela nova Ponte Metálica chegando cinco minutos depois à Estação São Fidélis – a 1ª Estação com este nome, no lado sul do rio. A partir deste dia, unia-se o trecho da antiga Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua a Campos, tornando-se a Linha de Campos a Miracema.
Por fim, com a construção da 2ª Ponte Ferroviária - a Ponte Preta, pela Leopoldina Railway,
inaugurada em 07 de junho de 1907, 16 anos depois da inauguração da primeira
ponte, foi aberta uma nova Estação em São Fidélis – a terceira e atual Estação - a mais conhecida e a única das três
que permanece de pé nos dias de hoje.
Os trens de passageiros deixaram de
passar por São Fidélis no início da década de 1980. Em 2008 ainda passavam
raros trens cargueiros por lá.
Estando sob concessão à FCA, a Estação
está aparentemente sem uso e os trilhos ainda estão por lá, mas hoje
infelizmente tudo está literalmente abandonado.
Um comentário:
Infelizmente um patrimônio deixado acaso. Peço licença para postar em grupo que por minha iniciativa foi criado e faz muito sucesso RELEMBRANDO O PASSADO DE SÃO FIDÉLIS. Algumas fotos eu não tenho ainda postado. Neste grupo é apenas de cunho memorial e sentimental, não sendo permitido postagens e comentários politicos a fim de não constranger e inibir ninguém a compartilhar suas memorias.
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