A Plataforma da Estação de Grumarim, um tesouro escondido no mato. Segundo Paulo Neiva, "não existem fotos desta Estação em lugar nenhum".
Os armazéns para depósito do café produzido no Engenho Central vistos da plataforma da antiga Estação.
Na sequência abaixo, a Plataforma da antiga Estação de Grumarim em vários ângulos. Um tesouro escondido no mato.
Aqui é o Engenho Central de Grumarim, que para Paulo Neiva está mais para uma destilaria.
Paulo Neiva e a Plataforma da Estação de Grumarim. Como ele mesmo fez questão de destacar, "um tesouro escondido no mato". Não existem fotos desta Estação em lugar nenhum.
Estação GRUMARIM
Município: Cambuci-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 375,210 (1960)
Altitude: 30m
Estação inaugurada em: 19 de junho de 1917.
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Dela restou apenas a plataforma abandonada no meio do mato.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-20... - tráfego desativado)
HISTÓRICO:
A história da Linha de
Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a
São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo
Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca
(São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em
1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando
finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas
ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de
Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam
direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos,
passando pela Estação Grumarim.
A
ESTAÇÃO:
Ainda passavam raros trens
cargueiros pela Estação Grumarim, mas os trens de passageiros
deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.
Segundo Paulo Neiva... “A Estação
de Grumarim foi inaugurada em 1917. Ali existia - ainda existe, na verdade - o Engenho Central de Grumarim.
Para mim
foi um verdadeiro 'achado' encontrar suas ruínas. Ao que parece, era uma
Estação/Posto Telegráfico que já foi demolida, restando somente seu alicerce e
sua plataforma. Segundo informações que obtive a antiga Estação era de madeira,
por isso não resistiu ao tempo e ao abandono.
Ainda
existem dois armazéns em frente à plataforma da antiga Estação que provavelmente serviam
para armazenar a produção do Engenho Central - que na verdade está mais para
uma destilaria mesmo - a ser transportada nos Trens.
Como não encontrei
fotos antigas da Estação nas redes sociais e nos sites sob o tema “ferrovia”,
entendo tratar-se de mais um grande achado proveniente das pesquisas de campo.
FONTES:
G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960.”
Nas quatro fotos abaixo, um Provável Armazém de Cargas construído pela E. F. Leopoldina. Muitas sacas de café devem ter sido estocadas ali.
Aqui podemos ler o nome “Destilaria Grumarim” escrito em um tanque de armazenamento.
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