domingo, 20 de outubro de 2024

ESTAÇÃO GRUMARIM - Localizada ao lado do Engenho Central de Grumarim, dela só sobrou a plataforma.

 A Plataforma da Estação de Grumarim, um tesouro escondido no mato. Segundo Paulo Neiva, "não existem fotos desta Estação em lugar nenhum".


Os armazéns para depósito do café produzido no Engenho Central vistos da plataforma da antiga Estação.


Na sequência abaixo, a Plataforma da antiga Estação de Grumarim em vários ângulos. Um tesouro escondido no mato.


Aqui é o Engenho Central de Grumarim, que para Paulo Neiva está mais para uma destilaria.


Paulo Neiva e a Plataforma da Estação de Grumarim. Como ele mesmo fez questão de destacar, "um tesouro escondido no mato". Não existem fotos desta Estação em lugar nenhum.




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Estação GRUMARIM


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 Município: Cambuci-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 375,210 (1960)

Altitude: 30m

Estação inaugurada em:  19 de junho de 1917.

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Dela restou apenas a plataforma abandonada no meio do mato. 

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-20... - tráfego desativado)



HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação Grumarim.

 

A ESTAÇÃO:

Ainda passavam raros trens cargueiros pela Estação Grumarim, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. 

Segundo Paulo Neiva... “A Estação de Grumarim foi inaugurada em 1917. Ali existia - ainda existe, na verdade - o Engenho Central de Grumarim.

Para mim foi um verdadeiro 'achado' encontrar suas ruínas. Ao que parece, era uma Estação/Posto Telegráfico que já foi demolida, restando somente seu alicerce e sua plataforma. Segundo informações que obtive a antiga Estação era de madeira, por isso não resistiu ao tempo e ao abandono.

Ainda existem dois armazéns em frente à plataforma da antiga Estação que provavelmente serviam para armazenar a produção do Engenho Central - que na verdade está mais para uma destilaria mesmo - a ser transportada nos Trens.

Como não encontrei fotos antigas da Estação nas redes sociais e nos sites sob o tema “ferrovia”, entendo tratar-se de mais um grande achado proveniente das pesquisas de campo.

FONTES: G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960.”


Próximos à plataforma, os armazéns e o Engenho Central ao fundo.


Nas quatro fotos abaixo, um Provável Armazém de Cargas construído pela E. F. Leopoldina. Muitas sacas de café devem ter sido estocadas ali.





Outro Armazém de Cargas, provavelmente construído pela RFFSA.



Acima e abaixo, mais dois registros do Engenho Central de Grumarim, que para Paulo Neiva está mais para uma destilaria.

Aqui podemos ler o nome “Destilaria Grumarim” escrito em um tanque de armazenamento.


Galpões do Engenho Central.


Seria a Casa do Chefe da Estação ou uma Casa de Turma? Está bem próximo de onde era a Estação.



Paulo Neiva também encontrou próxima à plataforma da antiga Estação, a Capela de Santa Rita do Grumarim.


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