segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESTAÇÃO AREAL - Ela já fez parte da E. F. Grão Pará, a Primeira Ferrovia do Brasil.

Matéria atualizada em 30 de janeiro de 2024.

Acima e na sequência abaixo, a Estação de Areal renasce para se transformar num belíssimo Espaço Cultural comprovando que Patrimônios Históricos como as antigas Estações da E. F. Leopoldina precisam e merecem ser preservadas - fotos: janeiro de 2024.







Na sequência abaixo, passado e presente em três fotos! 
1-Estação ainda em atividade, vendo-se a divisão da linha no final da plataforma. Indo para a esquerda a Locomotiva seguiria rumo a Três Rios. Indo à direita, seguiria pelo Ramal de São José do Vale do Rio Preto. 

2- O que sobrava da Estação de Areal em outubro de 2021. 

3- A Estação de Areal em fevereiro de 2024, finalmente restaurada e transformada em um belíssimo Espaço Cultural.
Mais um Patrimônio Histórico preservado. 


Acima, um dos mais belos registros fotográficos de Areal: a composição chegando de Três Rios - Acervo Maria Angélica.


Acima e abaixo, mais um "ontem & hoje"  da Estação de Areal: Do abandono à transformação em um belíssimo Espaço Cultural.


Vista parcial de Areal, vendo-se a "Ilha" em destaque. As fotos antigas apresentadas nesta matéria fazem parte do acervo da página do facebook "Areal Antiga".


Outro belo e importante registro, onde mais uma vez podemos ver a divisão dos destinos: à esquerda seguia para Três Rios; à direita para o Ramal de São José do Vale do Rio Preto.






Estação AREAL
cedro
granja


Saída para o Ramal de São José do Rio Preto



Linha do Norte – Km 99,462 (1960)
Altitude: 446m.
Estação inaugurada em:  1º de maio de 1886.
Estive no local em:  janeiro de 2017, outubro de 2021 e janeiro de 2024. 
Uso atual: Prédio totalmente restaurado e transformado em um belíssimo Espaço Cultural.
Situação Atual – Desativados em 1940 e 1964, o Ramal de São José do Vale do Rio Preto e a Linha do Norte foram erradicados.


E. F. Príncipe do Grão Pará (1886-1890)

E. F. Leopoldina (1890-1964)





Abaixo, registros do andamento das obras de restauração da antiga Estação de Areal. 



Abaixo, o belíssimo resultado.



HISTÓRICO:

Inaugurada ainda pela Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará, inicialmente a Estação de Areal fazia parte da Linha do Norte ligando a São José do Rio Preto. 
Inicialmente, o objetivo era avançar até Além Paraíba mas, logo após a
 a criação da E. F. Leopoldina, diante das dificuldades para transpor um paredão de pedras na Serra do Sossego, a mesma preferiu dar prosseguimento à extensão da linha para Minas Gerais passando por Três Rios. A partir de então, da Estação de Areal saía o Ramal para São José do Rio Preto.
Com a construção da barragem no Rio Preto por volta de 1940, o antigo Ramal de São José do Vale do Rio Preto foi extinto e a Estação de Areal passou a atender apenas à Linha do Norte até Três Rios.

Em meados da década de 1960 a Leopoldina resolveu também suprimir o a Linha do Norte no trecho que vinha do Rio de Janeiro passando por Petrópolis, encerrando assim as atividades da ferrovia pelos municípios cortados por ela, sendo a Estação de Areal fechada em 1965.


Acima e abaixo, ontem & hoje, em destaque o Novo Hotel, onde hoje funcionam repartições da prefeitura de Areal.



Na foto acima e na última foto da seqüência abaixo vemos a divisão das linhas e logo após a ponte, do outro lado do rio, a cancela do cruzamento da linha férrea com a estrada de acesso a Areal. 
Observando bem é possível ver a cabine onde se abrigava o responsável pela segurança daquele cruzamento, em destaque nas fotos abaixo. Fotos do acervo da página do facebook Areal Antiga.




A ESTAÇÃO:

Após a Linha do Norte ser definitivamente suprimida 1965, a Estação de Areal foi fechada e abandonada pela União. Alguns anos depois, o prédio passou para propriedade da prefeitura municipal. À partir daí, muitas foram as vezes em que comentou-se pela cidade sobre sua restauração e transformação em um prédio cultural, mas foi em 2011 que isso esteve prestes a acontecer através do investimento de recursos estaduais para obras de restauração da velha Estação. 

Deu-se início à reforma, mas infelizmente o sonho não se realizou! A obra foi paralisada e o histórico prédio permaneceu abandonado por todo este tempo, como constatei em minhas visitas em janeiro de 2017 e outubro de 2021.

Em minha penúltima atualização desta matéria, encerrava o texto buscando sensibilizar os administradores do Município para que retomassem as obras restaurando de vez este belíssimo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

Iniciando o ano de 2023, eis que sou surpreendido pelo amigo Dalmo Machado, de São José do Vale do Rio Preto, com a espetacular notícia de que a antiga Estação estava em fase final de uma belíssima restauração realizada pela Prefeitura da cidade para ser transformada num Espaço Cultural

Finalmente retornei a Areal em janeiro de 2024 para ver e registrar pessoalmente o renascimento da antiga Estação de Areal, Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. 

Posso garantir: ficou ESPETACULAR!


Na sequência abaixo, a Estação de Areal em detalhes em janeiro de 2024. Um belíssimo Espaço Cultural na antiga Estação da E. F. Leopoldina e o Patrimônio Histórico finalmente preservado.












Abaixo, antigo registro da Estação de Areal ainda em atividade vendo-se a divisão das linhas.


Abaixo, belo registro do Túnel de Areal feitos pelo amigo Ricardo Raipp em agosto de 2021. Sem dúvida um belo cenário.
Veja mais informações e fotos do Túnel no final da matéria.


A localização da Estação de Areal no antigo mapa da E. F. Príncipe do Grão Pará.


Acima e abaixo, a antiga Estação de Areal em outubro de 2021, quando a prefeitura iniciava os trabalhos de restauração.


INTERESSANTES RELATOS COLHIDOS EM MINHA PRIMEIRA VISITA, EM JANEIRO DE 2017:

Ao chegar a Areal, logo ao estacionar em frente ao antigo “Novo Hotel” onde hoje funciona repartições da prefeitura da cidade, encontrei-me com Dna. Maria Francisca Souza Almeida. Quando me apresentei e lhe falei sobre a ferrovia e a Estação de Areal, Dna. Francisca relembrou de sua chegada à cidade. Me disse que havia nascido bem pertinho de Bicas, em Taruaçu, São João Nepomuceno.  

Em 1950, aos 10 anos de idade, deixou sua terra natal acompanhando sua família vindo morar em Areal. Relembrou momentos da bela viagem de Trem, do momento em que todos saltaram exatamente ali pertinho da gente, na então movimentada Estação de Areal. Conversamos por mais algum tempo e ela se foi.

Continuei minha “expedição” caminhado até a Estação para as primeiras fotos. Bem em frente à Estação, encontrei Jéssica Freitas, que possui um comércio bem próximo. Conversamos por um bom tempo e ela me falou da luta de todos na busca da preservação da Estação, de seu grande valor histórico para toda a cidade. Levou-me até o terraço, de onde pude fazer as fotos da Estação vista de cima. Mostrou também a caixa d’água localizada no alto, nos fundos de sua casa. Era ela que abastecia a Estação e as Locomotivas.

Dali saí para a sessão de fotos da ponte e da ilha.

Na foto abaixo, a antiga Caixa d'água que abastecia a Estação e as Locomotivas.



Na seqüência abaixo, dez registros que fiz em minha primeira visita a Areal, em janeiro de 2017.













Próximo a Areal, a ferrovia margeava com a Estrada União Indústria.


Notícia de um acidente da ferrovia.


Abaixo, mais oito registros que fiz em minha primeira visita a Estação de Areal, em janeiro de 2017.









Na foto abaixo de Carlos Latuff já se percebia o abandono em 2008.


Na seqüência abaixo, mais algumas fotos que fiz em janeiro de 2017.





Na  sequência abaixo, a ponte de extensão da ferrovia para Três Rios. Na primeira foto de Carlos Latuff em 2018 ,vê-se sobre a coluna central o telhado da Estação de Areal do outro lado do rio.  








Na seqüência abaixo, registros da Ponte do Gaby, ponte em curva na saída de Areal com destino a Pedro do Rio, uma das belas pontes ferroviárias da região. Ontem ferroviária / hoje rodoviária.







Em junho de 2016 o amigo e também historiador ferroviário Márcio Sette visitou o túnel de Areal - na época abandonado - e realizou belos registros fotográficos que passamos a apresentar.









Em setembro de 2020 o amigo e também apaixonado pela história da ferrovia Ricardo Raipp visitou o túnel de Areal e realizou os belos registros fotográficos abaixo. 









Ricardo Raipp retornou ao Túnel de Areal  em agosto de 2021. O caminho estava mais limpo e acessível. Sem dúvida um belo cenário! 




13 comentários:

Emmanuel Almeida disse...

Um trabalho que deve ser valorizado, manter viva a história através da narrativa e das imagens.

ANGELO COSTA disse...

PARABÉNS, Excelente trabalho de mostrar e reviver esta época (história) "dourada" da nossa região. belas fotos . Faz parte da história de AREAL -RJ.

Anônimo disse...

Uma conquista histórica para nossa cidade e região, orgulho de fazer parte dessa conquista!
Samuel Sanseverino

Anônimo disse...

Poucos arealenses conhecem esses túneis,saudades da minha Areal.
Cauã Quintella

Anônimo disse...

Como é bacana ver o comprometimento para revitalização e restauração de um Marco tão bacana na nossa cidade. É isso que eu falo: temos que dar enfatização para quem tem compromisso de verdade com a nossa cidade parabéns ao prefeito, a toda Câmara de Vereadores que fazem parte dessa conquista para nossa cidade que estava parado há muito mais de 30 anos. Sou nascido e criado na cidade e nunca vi ninguém fazer nada por essa estação como está sendo feito. Parabéns a todos envolvidos!!!
Arlei Gonçalves Júnior

Anônimo disse...

Muito importante para os cidadãos Arealenses e visitantes, em cultura de entretenimento, artes, dando ao ambiente físico a beleza da restauração sem perder a vida do antes, do patrimônio histórico! Parabéns à todos os envolvidos!!
Tânia Maria Chagas Pinto

Anônimo disse...

Um sonho se tornando realidade! Parabéns!
Ilcinéia Nascimento

Anônimo disse...

A lembrança mais linda da minha vida, quando criança!
Maria Farias

Anônimo disse...

Maravilha! Atualmente o túnel é avistavel até na BR 040. Quando eu fui em 2016, estava tomado de mato e a estação estava em ruínas. Belo trabalho de resgate da memória por parte da prefeitura.
Márcio Cardoso

Anônimo disse...

Parabéns! As manifestações nas Redes Sociais tem despertado o poder publicou municipal a restaurar as antigas estações ferroviárias e transformando em um espaço público salvando as memórias de um passado distante.
Chauki Haddad

Anônimo disse...

É muito gratificante ver essa restauração e também a divulgação pelo sempre apoiador da Ferrovia Amarildo! Parabéns!
Carlos José Rodrigues

Anônimo disse...

Muito bonita, parabéns pela reforma!
Reformem todas que ainda restam, são bonitas e é um resgate da história de cada uma em suas atividades.
Elevir Matos Corrêa

Pedro Miranda disse...

Fico feliz em ver que a estação de Areal está reformada. Ela é parte da história da minha família pois meu avô Manoel Souza foi chefe desta estação na década de 1950. Na estação tinha a casa do chefe e ele morava lá com a família como era o padrão da época. Minha mãe portanto morou nesta estação.