Matéria
atualizada em 23 de outubro de 2024.
Acima e nas duas fotos abaixo, a Estação de Astolfo Dutra em fotos feitas em setembro de 2024.
Abaixo, histórico registro da Estação de Astolfo Dutra em 1930 - do acervo de Hugo Caramuru.
Na foto abaixo, feita em 1987, é possível ler no dístico "Santo Antonio", o primeiro nome da Estação de Astolfo Dutra - do acervo de Hugo Caramuru.
Na sequência abaixo, a Estação de Astolfo Dutra em fotos feitas em setembro de 2024.
Abaixo, mais dois belos registros do acervo de Hugo Caramuru.
Estação ASTOLFO
DUTRA
Antiga Santo Antonio
Linha do Centro
– Km 377,882 (1960)
Altitude: 237m.
Estação inaugurada em: 03 de maio de 1879.
Estive no local em: 2010; 2012 e setembro de 2024.
Uso atual: Em 2010 e 2012 o prédio estava fechado. em 2020, uma parte estava à serviço da Prefeitura e outra servia como moradia de um ferroviário aposentado. Em 2024, estavam terminando os trabalhos de restauração.
Situação Atual
– Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.
E. F.
Leopoldina (1879-1975)
RFFSA
(1975-1996)
HISTÓRICO:
Segundo informações colhidas no site www.estacoesferroviarias.com.br de Ralph
Mennucci Giesbrecht, a Estação de
Astolfo Dutra foi inaugurada em 1879 com o nome de Santo Antônio, na
localidade de Porto Santo Antonio, na época pertencente ao município de Pomba.
Há fontes que dão o ano de 1880 para a
sua inauguração.
A ESTAÇÃO:
Estive em Astolfo Dutra quatro
vezes para realizar as fotos aqui apresentadas. Nas duas primeiras
oportunidades encontrei o prédio fechado.
Em 2020, tive a oportunidade de
conversar com um ferroviário aposentado que morava em parte da antiga Estação. Vi
também que a outra parte estava sob a responsabilidade e uso da prefeitura.
Em 2020, o prédio se encontrava em bom
estado de conservação, mas encontrei uma espécie de “galpão improvisado” e
muitos materiais espalhados por seu entorno, deixando o espaço com um visual
bastante bagunçado e desagradável, descaracterizando a antiga Estação Ferroviária.
Mas em 2024, encontrei a Estação
passando por uma completa restauração, onde optaram por escrever no dístico
principal o nome “SANTO ANTÔNIO”, o
primeiro nome da Estação, colocando logo acima do dístico principal, uma placa
com o nome “Astolfo Dutra”.
Nos dias atuais, ao lado da Estação
funciona a Rodoviária Municipal.
Andando pelas ruas próximas à Estação e
pela cidade ainda encontramos muitos trechos com trilhos.
Abaixo, o pátio da Estação em 1990, mais um belo registro de Hugo Caramuru.
Abaixo, a Estação e seu entorno em minha primeira visita, em março de 2010.
Nas três fotos abaixo, a Estação em maio de 2012.
Na sequência abaixo, registros da Estação feitos em setembro de 2020.
Abaixo, mais dois belos registros de Astolfo Dutra, do acervo de Hugo Caramuru
Nas duas fotos abaixo, ainda encontramos os trilhos assentados no trecho logo após a Estação, sentido a Dona Euzébia.
Abaixo, um carro dormitório usado nos trens noturnos da E. F. L. estacionado ao lado da Estação de Astolfo Dutra.
Abaixo, belas fotos do acervo de Hugo Caramuru em mais uma "sessão nostalgia", no comparativo ontem/hoje.
Abaixo, mais três belos registros do acervo de Hugo Caramuru para fechar esta matéria com chave de ouro.
3 comentários:
Parabéns pela postagem! Muito bacana!
Nossa!!! Chega doer o coração, rever todas essas lindas fotos. Tem trilho, tem Estação, nada de trens...só uma tremenda saudade!!! ❤️😍😢
Conheci! Agora, a estação de Barão de Camargos foi demolida pela mineradora e depois construíram na casa que foi do meu avô, onde eu ia sempre, uma linda casa que aparece beirando o rio pomba na minha foto.
José Maria
Postar um comentário