sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESTAÇÃO ASTOLFO DUTRA - Mais um prédio histórico passando por completo trabalho de restauração.

Matéria atualizada em 23 de outubro de 2024.

Acima e nas duas fotos abaixo, a Estação de Astolfo Dutra em fotos feitas em setembro de 2024.



Abaixo, histórico registro da Estação de Astolfo Dutra em 1930 - do acervo de Hugo Caramuru.


Na foto abaixo, feita em 1987, é possível ler no dístico "Santo Antonio", o primeiro nome da Estação de Astolfo Dutra - do acervo de Hugo Caramuru.



Na sequência abaixo, a Estação de Astolfo Dutra em fotos feitas em setembro de 2024.








Abaixo, mais dois belos registros do acervo de Hugo Caramuru.







Estação ASTOLFO DUTRA
Antiga Santo Antonio



Linha do Centro – Km 377,882 (1960)
Altitude: 237m.
Estação inaugurada em:  03 de maio de 1879.
Estive no local em: 2010; 2012 e setembro de 2024.
Uso atual: Em 2010 e 2012 o prédio estava fechado. em 2020, uma parte estava à serviço da Prefeitura e outra servia como moradia de um ferroviário aposentado. Em 2024, estavam terminando os trabalhos de restauração.
Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.


E. F. Leopoldina (1879-1975)

RFFSA (1975-1996)

.


HISTÓRICO:

Segundo informações colhidas no site www.estacoesferroviarias.com.br de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação de Astolfo Dutra foi inaugurada em 1879 com o nome de Santo Antônio, na localidade de Porto Santo Antonio, na época pertencente ao município de Pomba.

Há fontes que dão o ano de 1880 para a sua inauguração.

 

A ESTAÇÃO:

Estive em Astolfo Dutra quatro vezes para realizar as fotos aqui apresentadas. Nas duas primeiras oportunidades encontrei o prédio fechado.

Em 2020, tive a oportunidade de conversar com um ferroviário aposentado que morava em parte da antiga Estação. Vi também que a outra parte estava sob a responsabilidade e uso da prefeitura.

Em 2020, o prédio se encontrava em bom estado de conservação, mas encontrei uma espécie de “galpão improvisado” e muitos materiais espalhados por seu entorno, deixando o espaço com um visual bastante bagunçado e desagradável, descaracterizando a antiga Estação Ferroviária.

Mas em 2024, encontrei a Estação passando por uma completa restauração, onde optaram por escrever no dístico principal o nome “SANTO ANTÔNIO”, o primeiro nome da Estação, colocando logo acima do dístico principal, uma placa com o nome “Astolfo Dutra”.

Nos dias atuais, ao lado da Estação funciona a Rodoviária Municipal.

Andando pelas ruas próximas à Estação e pela cidade ainda encontramos muitos trechos com trilhos. 



Abaixo, o pátio da Estação em 1990, mais um belo registro de Hugo Caramuru.


Abaixo, a Estação e seu entorno em minha primeira visita, em março de 2010.


Nas três fotos abaixo, a Estação em maio de 2012.




Na sequência abaixo, registros da Estação feitos em setembro de 2020. 














Abaixo, mais dois belos registros de Astolfo Dutra, do acervo de Hugo Caramuru



Nas duas fotos abaixo, ainda encontramos os trilhos assentados no trecho logo após a Estação, sentido a Dona Euzébia.


.


Abaixo, um carro dormitório usado nos trens noturnos da E. F. L. estacionado ao lado da Estação de Astolfo Dutra.






Abaixo, belas fotos do acervo de Hugo Caramuru em mais uma "sessão nostalgia", no comparativo ontem/hoje.









Abaixo, mais três belos registros do acervo de Hugo Caramuru para fechar esta matéria com chave de ouro.








3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela postagem! Muito bacana!

mhelenalopesf@gmail.com disse...

Nossa!!! Chega doer o coração, rever todas essas lindas fotos. Tem trilho, tem Estação, nada de trens...só uma tremenda saudade!!! ❤️😍😢

Anônimo disse...

Conheci! Agora, a estação de Barão de Camargos foi demolida pela mineradora e depois construíram na casa que foi do meu avô, onde eu ia sempre, uma linda casa que aparece beirando o rio pomba na minha foto.
José Maria