segunda-feira, 17 de outubro de 2022

SERRA DE SÃO GERALDO - Na subida para a Estação Mirante encontramos também uma antiga CASA DE TURMA.

 

Acima, a Casa de Turma localizada em cenário belíssimo na Serra de São Geraldo.


Ao lado da Casa de Turma e em diagonal ao leito ferroviário, o que parece ser uma antiga forja, utilizada em serviços de emergência na recuperação e manutenção dos trilhos e outros serviços necessários.


Após subir a Serra de São Geraldo para conhecer a Estação Mirante e seu complexo ferroviário que compõe um conjunto paisagístico fantástico, trago hoje detalhes e fotos da antiga Casa de Turma da serra.

Acompanhado do amigo Vagner Aparecido Pereira, diretor do Setor de Cultura e Turismo da prefeitura de São Geraldo, subimos a serra em uma tarde ensolarada que contribuiu para tornar o cenário ainda mais belo. 

No meio da serra, eis que desponta à nossa frente, a antiga Casa de Turma que abrigava os ferroviários que faziam a manutenção rigorosa e constante da via permanente. Uma grande casa que com certeza oferecia aos ferroviários o abrigo e a segurança necessária para a equipe que trabalhava em escala, noite-e-dia, cuidando da via permanente.

Além da grande casa, encontramos ao seu lado o que parece ser uma antiga forja. Vale ressaltar que vez ou outra era necessário a manutenção dos trilhos, além da recuperação das próprias ferramentas usadas pelos ferroviários.

Segundo Vagner, faz parte do projeto turístico "Serra de São Geraldo" a restauração dos antigos prédios e equipamentos ferroviários, projeto este que já teve início com a construção de um deck bem próximo à Estação Mirante.

Após conhecer o local e realizar os registros fotográficos aqui apresentados, seguimos em direção ao meu principal objetivo: conhecer finalmente a ESTAÇÃO MIRANTE.



Acima e abaixo, detalhes da antiga forja e o amigo Vagner, que não esconde seu fascínio pelos encantos da Serra do Mirante e pela história da ferrovia em São Geraldo. 



Acima, o antigo leito ferroviário subindo para a Estação Mirante.

Abaixo, o mesmo leito descendo a serra para São Geraldo, passando em frente à Casa de Turma.


Na seqüência abaixo, detalhes da antiga Casa de Turma. 













6 comentários:

Anônimo disse...

Serra antiga de São Geraldo, um lugar mágico!
Adriano Crispim

Anônimo disse...

Quando eu era criança subi a serra com minha avó. era tudo muito lindo!
Mamy Querida

Anônimo disse...

Bons tempos! Bons tempos!!!
Luiza B. de Brito

Anônimo disse...

Eu morei nesta casa de turma na Serra de São Geraldo!
Maria Do Carmo

Amarildo Mayrink disse...

Verdade Adriano Crispim! Tudo é espetacular por lá!

Anônimo disse...

Bela lembrança!!
Marcia Castro