Foto 01
.
O amigo Edson Honorato, ferroviário aposentado e seguidor de nosso blog, nos enviou algumas "fotos históricas” de duas belíssimas locomotivas – a N° 50 e a N° 221.
Nesta matéria, apresentamos as fotos da N° 50, acompanhadas do seguinte relato do Edson:
“Caro amigo, as fotos 01, 02 e 03 são da locomotiva n° 50.
Na época das fotos 01 e 02, ela pertencia a Usina de Açúcar Santo Amaro, localizada no Farol de São Tomé, na cidade de Campos.
A usina possuía duas locomotivas e, com sua falência, elas foram vendidas.
A de n° 50 foi importada por uma Usina de Pernanbuco, depois revendida para a Usina São José, em Campos-RJ. Posteriormente é que ela foi adquirida pela Usina Santo Amaro. Tem a rodagem 0-10-0, não possui rodas guias.
Ela foi vendida para a ABPF, cidade de ANHUMAS, SÃO PAULO e seguiu de carreta para seu destino.
Veja como ela ficou depois de reformada na foto n° 03, a total modificação.”
Foto 02
.
Um comentário:
AMIGO PARABENS PELO BLOGGER . VOCE ME FEZ VIAJAR NO TEMPO. EU VI MUITO ESSA MAQUINA CHEGER NA USINA CARREGADA DE CANA DE AÇUCAR PUXANDO 30 OU 40 VAGÕES NA DECADA DE 1980 .ESSA LOCOMOTIVA 50 DE NOME TENTUGAL FOI DA USINA CENTRAL BARREIROS EM PERNAMBUCO. QUANDO ELA CHEGOU NA USINA BARREIROS ELA TINHA O NUMERO 8 COMO JA TINHA NA FROTA DA MAQUINAS A NUMERO 8 DERAM A ELA O NUMERO 50 E O NOME TENTUGAL QUE E´UM ENGENHO ( FAZENDA ) DA BARREIROS, E ANTES DE PERTENCER A USINA BARREIROS ELA PERTENCEU A UMA EMPRESA NA BAHIA, DEPOIS DA USINA BARREIROS ELA FOI VENDIDA PARA A USINA SÃO JOSE RJ E DEPOIS VENDIDA PARA USINA SANTO AMARO RJ.
TEM A HISTORIA DELA NA INTERNET VALE APENA CONFERIR ( OS MISTERIOS DA LOCOMOTIVA TENTUGAL 50 ). SEGUNDO RELATOS ESSA MAQUINA CHEGOU A CAIR DENTRO DO MAR QUANDO FOI DESEMBARCAR QUANDO CHEGOU AO BRASIL.
Postar um comentário