segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESTAÇÃO RIO NOVO - Na cidade encontramos uma belíssima pintura em muro que resgata a importância histórica da ferrovia.


Matéria atualizada em 27 de março de 2024.


Acima e abaixo, a bela arquitetura da Estação de Rio Novo contrastando com o estado de abandono em que a encontrei em outubro de 2023.


 Rio Novo "ontem & hoje": Acima, a composição estacionada na Estação, em belíssima contribuição de Braz Eli. 
Abaixo, no mesmo ângulo, a triste imagem da Estação atualmente. O retrato do abandono. 


Nas cinco fotos abaixo, a antiga Estação em estado de abandono, em outubro de 2023. De positivo, apenas a retirada de um "puxadinho" que existia na extremidade da plataforma.







Abaixo, a antiga Estação de Rio Novo em minha primeira visita, em maio de 2012. Nota-se a presença de um "puxadinho" que descaracterizava a bela arquitetura da Estação.



Abaixo, um belo registro da passagem do Trem por Rio Novo, ainda nos tempos das Locomotivas a Vapor.


Na seqüência abaixo, registros do último Trem passando por Rio Novo em 30 de janeiro de 1971: sua chegada; o embarque e desembarque de passageiros e o Trem à caminho de Furtado de Campos - belíssimas contribuições do amigo Braz Eli. 



 


Abaixo, belíssima foto aérea de Rio Novo vendo-se a Praça Central e, lá no canto superior direito, na linha da chaminé, a antiga Estação Ferroviária - contribuição do amigo Jorge Lima.








Estação RIO NOVO




Ramal de Juiz de Fora: Km 247,658 (1960)
Altitude: 395m
Estação inaugurada em: 31 de julho de 1883
Estive no local em: 2012; 2018; 2019; 2022 e outubro de 2023.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Uso Atual - Em outubro de 2023, encontrei o prédio da antiga Estação ainda em estado de abandono. O espaço já foi utilizado como Clube Social Comunitário "Clube Jovens da Terceira Idade Alegria de Viver".

Cia. União Mineira (1879-1884)
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)






HISTÓRICO:

O Ramal para Juiz de Fora partia da Estação de Furtado de Campos - comunidade localizada na área rural de Rio Novo - e sua primeira parada acontecia na própria Estação de Rio Novo. 
Inaugurada em 1883 pela Cia. União Mineira, a Estação e todo o trecho passou para o controle da E. F. Leopoldina em 1884, tendo sido fechada em 1971. 
O antigo leito da ferrovia transformou-se em estrada rural, principal ligação de Furtado de Campos com a Sede do Município, Rio Novo.


A ESTAÇÃO:

A antiga Estação de Rio Novo fica localizada na área onde nos últimos anos têm acontecido as Exposições e outras festas da cidade.

Em minhas primeiras visitas a Rio Novo, a antiga Estação estava sendo utilizada pelo "Clube Jovens da Terceira Idade Alegria de Viver" em projetos para a melhor idade. Em 2012, ela estava pintada fora das características originais das tradicionais estações ferroviárias. Nem mesmo o nome da cidade se encontrava gravado no dístico das cabeceiras da antiga Estação, fato este que se mantém até os dias de hoje.

Foi graças aos trabalhos do Clube Jovens da Terceira Idade que ela ainda recebeu o mínimo de atenção por parte da prefeitura até 2018.

Mas, em minhas duas últimas visitas a Rio Novo - em agosto de 2022 e outubro de 2023 - confesso que fiquei realmente triste com o que encontrei: um prédio de "valor Histórico e Cultural incalculável" em completo estado de abandono. 

Mesmo assim, ela permanece lá imponente, mantendo viva a lembrança de que um dia os trens da Estrada de Ferro Leopoldina passaram por ali, mantendo viva também a esperança de que um dia a prefeitura da cidade reconheça e dignifique aquele Patrimônio Histórico com uma bela restauração, quem sabe a utilizando como um Espaço Cultural, como tantas outras cidades vem fazendo. 



Nas fotos abaixo, em três fases, a pintura do artista Braz Eli em muro localizado na entrada da cidade para quem vem de Furtado de Campos.

Na primeira foto, em maio de 2012, meu encantamento foi tamanho com a beleza e riqueza de detalhes desta verdadeira obra de arte que a mesma tornou-se o rótulo de nossa página.

A mesma pintura - ou o que restava dela - em julho de 2018.

A mesma pintura após a belíssima restauração realizada por Braz Eli em março de 2019.


A GRANDE SURPRESA:

Quando visitei pela primeira vez a cidade em busca de sua Estação Ferroviária, logo na chegada a Rio Novo vindo de Furtado de Campos é necessário transpor uma ponte de ferro de construção aos moldes das pontes ferroviárias, mas dela podemos ver a ponte de ferro por onde realmente passava o trem. 

Atravessando a ponte, a grande e bela surpresa: uma belíssima pintura em muro, originalmente datada de 2005 de autoria do artista local Braz Eli resgata a memória dos tempos em que por ali passavam os trens da E. F. Leopoldina.  Meu encantamento foi tamanho com a beleza e riqueza de detalhes daquela verdadeira obra de arte que a mesma rendeu várias outras visitas a Rio Novo, novas amizades e muitas histórias, além de tornar-se o Rótulo de nossa Página. 

Confesso que conhecer e poder apreciar esta obra de arte foi a mais bela e gratificante surpresa naquela minha primeira ida a Rio Novo!



Abaixo uma tabela de horários dos Trens do Ramal de Juiz de Fora em conexão com o Trem para São Geraldo na Estação de Furtado de Campos.


Na seqüência abaixo, registros da antiga Estação apresentando sinais de abandono em agosto de 2022.












Abaixo, mais alguns registros do último Trem do Ramal seguindo para Furtado de Campos, contribuições do amigo Braz Eli. 





Na seqüência abaixo, a Estação de Rio Novo em julho de 2018 ainda em bom estado de conservação, sendo usada como Espaço Social Comunitário. 







Na seqüência abaixo, o ano era 1971. Quatro belos registros dos últimos trabalhos ferroviários próximos à Estação de Rio Novo - contribuições do amigo Braz Eli. 





Nas cinco fotos abaixo, registros feitos em minha primeira visita a Rio Novo, em maio de 2012.






Nas três fotos abaixo, a ponte rodoviária vindo de Furtado de Campos, em julho de 2018. Dela é possível avistar a antiga Ponte Ferroviária logo ao lado.




Abaixo, a mesma ponte rodoviária, em maio de 2012.



Abaixo, ao lado da ponte rodoviária está a antiga Ponte Ferroviária por onde passava o trem vindo de Furtado de Campos, na chegada a Rio Novo - em julho de 2018.


Abaixo, a mesma Ponte Ferroviária, em maio de 2012. 


Acima e abaixo, um comparativo ontem & hoje da Ponte Ferroviária. Na foto antiga acima de Rosângela Travisan, da esquerda para a direita, sua Mãe com as amigas Marisa e Nini e sua tia Maria Trevisan. Abaixo, a mesma ponte nos dias de hoje.



Na bela foto abaixo, a Rio Novo “antiga” – foto cedida por Braz Eli. 


Abaixo, o belo registro de uma composição trafegando pelo Ramal de Furtado de Campos.


9 comentários:

Braz disse...

qual foi minha surpresa quando hoje fiz uma pesquisa no google de fotos de trens e, me deparei com meu trabalho que pintei em 2005, na época essa pintura por mais incrível que pareça ,causou imensa revolta nos meus colegas que também participaram desse projeto, alguns realmente pintores com certa experiência, mas a maioria curiosos querendo brincar de pintar, acharam que eu queria aparecer , fazendo o que eu sei de melhor, me dando um espaço bem maior pra pintar, o que eu não sabia até o momento que cheguei para contribuir com meu trabalho, até o prefeito na época , Marco Aurélio, virou as costas pro meu trabalho , mas ,enfim , hoje me senti depois de tantos anos, reconhecido, muito obrigado por usar essa pintura , um grande abraço , do agora amigo , Braz.

Amarildo Mayrink disse...

Foi grande minha alegria ao receber sua mensagem através do comentário acima. Visitei Rio Novo três vezes e sempre lhe procurei, sem sucesso. Queria muito conhecê-lo, parabenizá-lo pessoalmente pela belíssima obra de arte e pedir sua autorização para usá-la como verdadeiro "cartão de visitas" em nossa página otremexpresso. Diante da beleza expressa em sua pintura, não resiste e optei por utilizá-la, na esperança de que um dia você se pronunciasse. Só posso dizer que é uma honra para mim ter sua autorização, bem como saber de sua alegria em ver seu trabalho exposto aqui. Saiba que conquistou elogios e a admiração de inúmeros seguidores do blog apaixonados pela história da ferrovia, no Brasil e no mundo todo. Tenha a certeza que é um grande orgulho para mim poder expor esta belíssima obra de arte! Grande abraço, Feliz Natal e um ano novo repleto de grandes conquistas. Que possamos nos conhecer pessoalmente em 2019!

Anônimo disse...

É uma pena, pois não tem manutenção! As telhas da estação são originarias da França, "possuem símbolo onde foram Fabricadas".
Jorge Lima Lima

Anônimo disse...

E uma pena que essa pintura no muro está novamente deteriorando por falta de um verniz protetor ou resina.
Jorge Lima

Amarildo Mayrink disse...

Jorge Lima Lima já pedi uma vez, mas não custa tentar novamente:
Alô setor de Cultura da prefeitura de Rio Novo!!! Vamos valorizar e investir nos artistas locais!!!!
Essa obra de arte do
Braz Eli já viajou o mundo através da página otremexpresso!!!
E Rio Novo foi de carona!!!!
VALORIZEM O ARTISTA, POR FAVOR!!!

Carlos disse...

Tocando no assunto de pintura no muro da maria fumaça, verifiquei que não havia pedras ao lado da linha do trem, informei ao pintor sobre tal fato dando a dica. Dei também a dica dos rodeiros da locomotiva que é diferente dos rodeiros dos vagões. Depois de corrigir na pintura, ficou top.
Carlos. Ferroviário aposentado no Rio de Janeiro com residência em ambas cidades.
Abraços...

Hugo Caramuru disse...

Na ultima foto parece ser uma locomotiva tipo 2-4-4- e se for, é originária da então E F Rio Novo ao Piau, o que torna a foto mais rara ainda.

Anônimo disse...

Rio Novo, querida cidade da minha família materna,quantas vezes desci nesta Estação! Muita saudade! apesar de ter melhorado, pode melhorar muito mais! Obrigado Amarildo, por tanta dedicação, tanto amor à essa parte da história de Minas Gerais, de outros estados e do Brasil. Parabéns pelo seu blog!
Fátima Aragão Paula Pinheiro

Anônimo disse...

Eu amo Ferrovia! Sou apaixonado pela Leopoldina e pela RFFSA! Uma lembrança que não passa!
Geraldo José Soares