ESTAÇÃO NOGUEIRA - Locomotiva Baroneza II, grande trabalho da AFPF-RJ.
A Locomotiva batizada como Baroneza II - após restauro, estacionada na Estação Nogueira, em Petrópolis.
Recebi do amigo Antonio Pastori, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF – o informativo deste mês com uma bela notícia: a restauração da pequena locomotiva vapor (classe 0-6-0T) que operou na antiga Cia. Petropolitana de Tecidos e que no dia 22 de fevereiro de 2015 foi finalmente estacionada na Estação de Nogueira “novinha em folha”, compondo com esta mais um belo memorial ferroviário. Segue na íntegra o texto:
“Olha o trem ai, gente!
Passados 132 anos da chegada do primeiro trem à Petrópolis - e meio século da sua erradicação - eis que um trem retor-na àquela Cidade. Não é bem um treeem, no seu sentido pleno, mas sim uma pequena locomotiva vapor (classe 0-6-0T) que operou na antiga Cia. Petropolitana de Tecidos manobrando vagões de carga no pequeno ramal próximo à estação Cascatinha. A fábrica entrou em crise nos anos 1950 e a loco foi vendida na década de 1960 para um ferro-velho, em Barra Mansa/RJ, ainda em condições operacionais. Em 1964 foi adquirida para compor um parque infantil da Editora Brasil-América, a EBAL, que editava incríveis revistas em quadrinhos (gibis) como Tom&Jerry, Pernalonga, Batman Superman e muitos outros heróis. Ficou estática no parquinho e estilizada como locomotiva do velho oeste.
Acima, a 0-6-0T estática na EBAL.
A EBAL fechou nos anos 1990 e o prédio vendido para uma escola. A velha 0-6-0T permaneceu no mesmo local, sem nenhum tipo de conservação: a cabine de madeira do maquinista apodreceu e foi retirada; a chaminé, fornalha e os dois tanques de água laterais viraram depósito de lixo; sua estrutura estava quase toda em estágio avançado de ferrugem, exceto as seis rodas.; todos os comandos, alavancas, apito, sino, farol, etc., foram suprimidos. Estava cimentada no chão com a massa cobrindo a metade das rodas (foto abaixo). Um horror!
Acima: a loco em meio às ruínas, em 2011.
Escapou de virar sucata graças ao Engo. Luiz Octavio que adquiriu-a do proprietário do imóvel (a escola fechou) e foi removida em 15/05/2011 para uma oficina em Nogueira, onde permaneceu no estado até que, em 2014, por empenho do Engo. Luiz Veiga, da Regional Petrópolis, a FCTP-Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis destinou verba para o seu restauro. A tarefa coube ao especialista restaurador de locomotivas Moysés Naine. No dia 21/02, à noite, a loco - batizada Baroneza II - retornou novinha em folha para Estação de Nogueira. Parabéns à Regional e a FCTP.
A loco sendo erguida do parquinho da Escola, em 2011.
A Baroneza II já estacionada na Estação Nogueira, em Petrópolis.
"Rapaziada" da AFPF na Estação Nogueira.
Pesquisando na Internet, encontramos centenas de fotos de locomotivas tanque rodagem 0-6-0T, mas não localizamos nenhuma com as características idênticas à Baroneza II. A mais próxima é a da foto abaixo, uma Oreinstein & Koppel, sem os puxavantes, braçagens, cilindros, etc., ora em restauro, sabe-se lá onde?”
A Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF, fundada em 30/04/1999 tem como principal luta a reativação do trem Rio-Petrópolis – Expresso Imperial – cujo Manifesto por sua reativação já conta com mais de quatro mil assinaturas. Se você também quiser assinar segue o link: http://www.manifestolivre.com. Procure por Expresso Imperial
Para maiores informações, entre em contato com a AFPF através do e-mail afpf.rj@gmail.com
Um comentário:
Olá rapaziada por onde anda Sr Osmar esta a foto muito bonita queria que entrasse em contato comigo pelo facebook...me adicione recordareviver2009@hotmail.com
um grande abraço
aguardando contato
Postar um comentário