sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Estação PARADA QUARTÉIS - Uma das poucas Paradas ainda de pé na Linha de Campos a Miracema.

 Um pequeno grande tesouro ferroviário. A singela Parada Quartéis, uma das menores que eu já vi em minhas andanças. 


A Parada Quartéis, localizada dentro da fazenda de mesmo nome. 


Logo em frente à Parada ainda podemos ver os trilhos do Ramal.


Abaixo do dístico parecia ter havido uma janela.


O “desbravador” ferroviário Paulo Neiva na pequena Parada Quartéis.



funil


Estação QUARTÉIS


vieira-braga



  Município: Cambuci-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 412,190 (1960)

Altitude: 63m

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024 e Carlos Latuff.

Uso atual: Apenas um marco ferroviário local. 

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-20... - tráfego desativado)



HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação Parada Quartéis.


A ESTAÇÃO:

Segundo Carlos Latuff, que visitou a Parada Quartéis em outubro de 2006... "A minúscula e isolada Estação Quartéis fica localizada entre Vieira Braga e Funil e sequer consta da relação de Estações. Pelo que fui informado pelo Sr. Danilo Daibes, proprietário do terreno e que mantém a pequena casa bem conservada, no passado, a Estação foi criada para o escoamento da produção de uma fazenda próxima - A Fazenda Quartéis. Dentre as lembranças daquela época, o Sr. Danilo me contou que uma lamparina era pendurada em frente à Estação para sinalizar para as Locomotivas de que havia carga a ser transportada". (Carlos Latuff, 10/2006).

Ainda passavam raros trens cargueiros pela Estação Parada Quartéis, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. 

Segundo Paulo Neiva... "Sim, a pequena Parada Quartéis ainda está lá de pé, localizada dentro da Fazenda Quartéis, por onde os Trens passavam quando a Linha de Campos a Miracema ainda funcionava. Estava com a porteira fechada com cadeado no dia da minha visita em 2024, mas para não perder a viagem e a importância deste registros, com jeito, acabei conseguindo fazer as fotos aqui apresentadas. E valeu a pena! Era um dia de domingo não tinha ninguém no local, a fazenda está localizada na zona rural de Funil, que pertence à Cambuci-RJ. Tudo muito bem cuidado e a antiga Estação lá, pequena, mas imponente!

(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).


A pequena Parada Quartéis em 10/2006. Foto Carlos Latuff.


A pequena paradinha, dentro da área da fazenda Quartéis.




O banquinho de espera, a porta e a janela que parecem ser da época da construção da paradinha.


Pontilhão bem próximo à antiga Parada, na porteira de entrada da fazenda.


Pela arquitetura parece muito ser uma Casa de Turma de manutenção de via permanente, está próxima à linha e relativamente próxima da Parada Quartéis, está abandonada.



Um comentário:

Anônimo disse...

Que grande honra para mim poder dar minha contribuição para esse seu lindo trabalho, Amarildo José Mayrink.
Paulo Neiva Pinheiro