sábado, 12 de outubro de 2024

Estação PARADA ENGENHO D'ÁGUA - Mais uma Parada para atender às grandes fazendas da região.

 Acima e abaixo, dois registros extraídos do Google Maps onde vemos a antiga Plataforma da Parada Engenho D'água e os trilhos da Linha de Campos a Miracema.


Abaixo, em 2024 Paulo Neiva encontrou a pequena Plataforma da Parada Engenho D'água, perdida no meio do mato.


Abaixo, a bela entrada da Fazenda Engenho D'água, onde a pequena Parada ficava bem próxima a ela.


E Paulo Neiva encontrou mais uma a pequena Parada: a Parada Engenho D'água perdida no meio do mato, onde só os desbravadores ferroviários conseguem encontrar.




cambuci


Parada ENGENHO D'ÁGUA

 

pureza

 

 

 Município: São Fidelis-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 388,266

Altitude:  39m

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Demolida. Da antiga Parada só restou a pequena plataforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso, totalmente coberta pelo mato. 

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)




HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Parada Engenho D'água.


A ESTAÇÃO:

Ainda passavam raros trens cargueiros pela Parada Engenho D’água, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. 

Não se sabe a data exata de sua inauguração.

Segundo Paulo Neiva... “A Parada Engenho D’água hoje está completamente abandonada no meio do mato, nas margens da Rodovia RJ 194, estrada que liga Pureza - distrito de São Fidelis - a Cambuci e servia para atender em especial à produção da fazenda que dá nome a ela e de outras fazendas próximas.

Não existem fotos antigas dessa parada ferroviária disponíveis na internet, nem a sua data de construção. A falta de literatura também nos leva a fazer certas suposições, como a de que ela foi construída principalmente para escoar produtos produzidos por essa fazenda que fica em frente.

Com a erradicação do Ramal, a vegetação tomou conta da Plataforma existente bem rente à linha. Como em todas as pequenas Paradas, provavelmente havia uma cobertura, mas não encontrei sinais da mesma, nem de sua estrutura.

Quem passa pelo local não percebe que ali, há algum tempo atrás, existiu uma Parada Ferroviária, pois a mesma está atualmente camuflada pela vegetação.

Só é possível encontrá-la quem conhece a sua história. Sua quilometragem está descrita no livro “G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.”

Fonte: Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.


Nas cinco fotos abaixo, o que sobrou da pequena Plataforma da Parada Engenho D'água perdida no meio do mato, mais uma grande descoberta de Paulo Neiva em 2024.






Acima e abaixo, a entrada e parte da Fazenda Engenho D'água, onde a pequena Parada ficava bem próxima a ela.


2 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola meu amigo! Fico honrado em poder contribuir com este trabalho feito por você!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Todas as Estradas de Ferro poderiam estar funcionando tranquilamente, só que os empresários de transportadoras e ônibus não deixam.
Jairo Carmo Santos