domingo, 9 de julho de 2023

ESTAÇÃO LACERDINA - Partindo de Carangola em direção a Espera Feliz, uma parada antes de iniciar a subida da serra.

 

Acima e nas três fotos abaixo, a Estação de Lacerdina, antiga Varginha.


Seguindo pela BR-482, ao sair de Carangola em direção a Espera Feliz encontra-se o trevo de acesso ao distrito de Lacerdina.




parada-general

 

Estação LACERDINA

Antiga Varginha

 

carangola

 

 

Município: Carangola

Linha de Manhuaçu: Km 462,300 (1960).

Altitude: 402m.

Estação inaugurada em: 15 de agosto de 1929.

Estive na Estação em: 10 de junho de 2023.

Uso atual: Posto dos Correios e espaço comunitário.

Situação Atual: Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1915-1975)

RFFSA (1975-1977)





HISTÓRICO:

No mês de março de 2023, segui pelos caminhos da E. F. Leopoldina pela Linha de Manhuaçú retornando a várias Estações que já havia visitado em 2019 até a Estação de Carangola.

A partir daí tudo foi novidade! A primeira delas, a Estação Lacerdina.

Logo que se pega a BR- 482 ao sair de Carangola em direção a Espera Feliz encontra-se o trevo de acesso ao distrito de Lacerdina. Não foi difícil encontrar a antiga Estação, onde hoje parte dela é utilizada pelos Correios e outra parte em eventos e serviços sociais da própria comunidade.

O prédio encontra-se em razoável estado de conservação, mas está lá, imponente na sua simplicidade, para lembrar que um dia os Trens da Leopoldina passaram por ali.

 

A ESTAÇÃO:

Localizada no distrito de Lacerdina, em Carangola, a antiga Estação foi inaugurada em 1929 sob o nome de Varginha, tendo seu nome alterado posteriormente para Lacerdina.

Na verdade, no período de operações da Linha de Manhuaçú a Estação nunca utilizou o nome “Lacerdina”, somente adotando esta denominação após a criação do Distrito, fato que ocorreu após o encerramento das atividades e erradicação da Linha de Manhuaçú em julho de 1975.

Quando o trem partia de Varginha (Lacerdina) em direção a Espera Feliz, tinha início a subida da belíssima serra em direção à próxima Estação - Parada General.


Abaixo, mais quatro registros que fiz em junho de 2023.





Abaixo, a localização exata da Estação Lacerdina.



3 comentários:

Anônimo disse...

Era uma bela subida até Caiana, com sua Parada General, partindo para Espera Feliz, Dores do Rio Preto (antes, Divisa, por ser MG/ES), Guaçui e seguindo pra Alegre, onde os dois túneis ainda estão por lá. Dois, se não me engano! Era um ramal que se conectava à linha que ia de Vitória x Rio, a linha do Cacique! Destruíram tudo.
Clebinho Agostini

Anônimo disse...

Realmente tenho muita saudade, morei aí! Que pena que não volta mais.
André De Sousa

Anônimo disse...

Antiga Varginha! Passei por aí quando criança rumo a Espera Feliz de trem com minha mãe e pai prá fazer visitas a parentes.
Marucio Souza