Na foto abaixo, belo
cenário onde é possível ver vestígios do antigo leito ferroviário e um dos pontilhões
que ficava próximo da antiga Estação.
Estação JOÃO REZENDE
Município: Cataguases
Ramal de Miraí: Km 377,084 (1960).
Altitude: 313m.
Estação inaugurada em: 1895.
Estive no local em: Ainda não visitei.
Uso atual: Estação
demolida.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F.
Cataguazes (1895-1903)
E. F. Leopoldina (1903-1967)
HISTÓRICO
DA LINHA:
A E. F. Cataguazes era responsável por dois Ramais: o de Miraí,
que partia da estação de Cataguazes - do qual a Estação de João Rezende fazia parte - e o de Santana
de Cataguazes, que partia da estação de Sereno, no primeiro ramal. Os dois
ramais foram abertos em 1895.
Em 26 de março de 1903 a E. F.
Cataguazes foi incorporada à Leopoldina.
O Ramal de Cataguazes foi
suprimido em 10 de abril de 1965 e o de Mirai, em 31 de março de 1967.
A
ESTAÇÃO:
A Estação João Rezende foi
inaugurada em 1895, tendo sido construída na Fazenda Santa Helena.
Infelizmente o belo prédio já foi
demolido, não existe mais... mas a imponência da edificação apresentada no
único registro fotográfico que se tem conhecimento mostra o quanto ela deveria
ser importante na época, seguramente sendo responsável pelo embarque de uma
grande produção de sacas de café da referida fazenda e de fazendas vizinhas.
O amigo Gilmar de Oliveira Costa também trouxe grande contribuição a esta matéria apresentando fotos dos pontilhões que existiam próximos à antiga Estação, além de um belo comparativo fotográfico mostrando a localização da Estação que infelizmente já demolida.
Abaixo, um comparativo bem interessante apresentado por Gilmar de Oliveira Costa mostrando a localização aproximada da antiga e imponente Estação de João Rezende, que ficava mais à esquerda da rodovia, na Fazenda Santa Helena.
Segue o relato de Gilmar sobre
suas pesquisas pelo Ramal de Miraí em busca do antigo leito ferroviário da
Estrada de ferro Cataguases:
“Me chamo
Gilmar de Oliveira Costa, sou nascido em Santana de Cataguases, sou um
pesquisador e entusiasta da história da minha cidade natal, fotógrafo amador e
ferroviário. Aproveitando meu período de férias, resolvi percorrer um trecho da
antiga Estrada de Ferro Cataguazes, entre Sereno e Miraí, com o objetivo de
fotografar e pesquisar mais sobre a história deste ramal. No dia 08 de janeiro,
partindo da Estação de Sereno, logo atravessei um pequeno córrego, por uma
ponte que fica ao lado das ruínas do antigo pontilhão ferroviário. Seguindo
pela estrada, em direção à localidade Joaquim Vieira, passo por mais uma ponte
construída sobre a base de um pontilhão ferroviário, indicando que a estrada
foi construída aproveitando o antigo leito ferroviário desativado, algo que se
confirma mais à frente, ao passar pela plataforma da antiga parada Joaquim
Vieira e também por mais uma ponte na encruzilhada para Cataguarino. Adiante,
chego na Estação Glória, que assim como a parada Joaquim Vieira, já havia
fotografado em outras ocasiões. Sigo então por mais uma ponte, que
originalmente servia ao transporte ferroviário, e resolvo seguir uma dica do
amigo Ricardo Quinteiros para localizar as bases de um pequeno pontilhão que
ficava uns 100 metros da estrada. Posteriormente, encontro mais uma ponte, além
de cortes, aterros e vestígios do leito ferroviário, confirmando o que o antigo
trajeto era por onde minhas pesquisas de imagens de satélite indicavam. Sigo
agora pela MG 447, onde perco a visão do antigo leito, mas que volta a aparecer
nas proximidades da Fazenda Cachoeirinha, onde encontro uma base de um antigo
pontilhão e, para minha surpresa, em conversa com um antigo morador da região,
que infelizmente esqueci o nome, a indicação da região onde seria a Estação
João Rezende. De imediato, me lembro de uma foto postada por Milton Miranda e
também compartilhada na Página "O Trem Expresso" do amigo Amarildo, e
fui em busca de uma comparação da paisagem retratada ao fundo, tentando
confirmar a informação, algo que aparentemente se deu. Pela a informação por
mim recebida, a estação João Rezende ficava às margens ou até sob a rodovia, o
que pode explicar a demolição, entre os pontilhões da Fazenda Cachoeirinha e da
fazenda Santa Helena. Terminei essa expedição chegando até a estação de Miraí,
que foi recentemente revitalizada com as características próximas ao original.
Faltou para mim, a confirmação de um pequeno trajeto da ferrovia, entre a fazenda
Roseira e a Fazenda Cachoeirinha, mas que acredito ser acompanhando uma área de
várzea, atravessando a MG 447, circulando por um pequeno vale e subindo para
atravessar uma pequena colina que foi cortada para a construção da rodovia,
algo que ficará para a próxima visita à região e com auxílio de um Drone.”
Segundo Gilmar, existiam próximos à Estação João Rezende dois pontilhões, um antes e outro depois da Estação. Na sequência abaixo, o primeiro deles.
Um comentário:
Olha a beleza dessa estação! Como deixaram se perder um patrimônio histórico e cultural dessa magnitude?
Realmente muito triste.
César Gonçalves.
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