domingo, 31 de março de 2019

ESTAÇÃO SILVEIRA CARVALHO - Primeira parada já no município de Barão do Monte Alto.

Matéria atualizada em 22 de fevereiro de 2023.


Acima e na seqüência abaixo, a Estação de Silveira Carvalho em belíssimos registros de Horácio Corrêa Cardillo feitos em fevereiro de 2023. 











Estação SILVEIRA CARVALHO

Município: Barão do Monte Alto
Linha de Manhuaçú – Km 355,592.
Altitude: 213m
Estação inaugurada em: 01 de setembro de 1901.
Estive no local em: março de 2019. O amigo Horácio Corrêa Cardillo também esteve na Estação em fevereiro de 2023.
Uso atual: Prédio em boas condições. Depósito de ferramentas da prefeitura.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.





HISTÓRICO:

Pequena, bela, limpa e bem organizada comunidade na área rural de Barão do Monte Alto, chegamos à Estação Silveira Carvalho.

Em minha viagem de pesquisas realizada em março de 2019, após passar pela estação de Banco Verde, de onde confesso ter saído bem triste com o que vi, segui ainda por estrada de terra chegando Silveira Carvalho, pequeno distrito do município de Barão do Monte Alto.
Diferente do trecho extremamente sinuoso e íngreme de Palma a Banco Verde, daí a Silveira Carvalho a estrada de terra é mais plana e bem menos sinuosa, levando-me a crer que todo este trecho seja percorrido sobre o antigo leito da ferrovia.
Em fevereiro de 2023, o amigo Horácio Corrêa Cardillo também visitou a pequena comunidade de Silveira Carvalho trazendo os belíssimos registros apresentados no início desta matéria, comprovando que a antiga Estação continua muito bem cuidada.


A ESTAÇÃO:

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação Silveira Carvalho "foi inaugurada em 1901 e em dezembro do mesmo ano foi criada a agência postal. Seu nome é uma homenagem ao Capitão José Francisco de Silveira Carvalho, seu fundador e vereador de São Paulo do Muriaé (atual Muriaé), na primeira legislatura da república.”

Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde 1977. Em 22 de janeiro de 1979 o trecho entre Porciúncula e Cisneiros foi suprimido e declarado erradicado pela RFFSA, fechando de vez as estações neste trajeto.
Depois do que vi em Banco Verde, foi um grande alento encontrar o antigo prédio da Estação Silveira Carvalho em bom estado de conservação, sendo usado pela prefeitura de Barão do Monte Alto como depósito de ferramentas e materiais.


Na seqüência abaixo, a Estação de Silveira Carvalho em registros que realizei em março de 2019. 










Bem próxima à estação encontram-se duas caixas d’água. Uma, tradicional modelo ferroviário em aço; outra, em alvenaria num estilo de construção mais recente, ambas apresentadas nas fotos abaixo.





Abaixo, mais alguns registros que realizei em março de 2019. 












7 comentários:

Anônimo disse...

Bem conservada,passei muito por aí,indo para RJ, que saudades.
Por Paulo Cesar Pereira

Anônimo disse...

Já passeis neste trecho da estrada de Ferro Leopoldina.
Marcelo Rocha.

Sidnei Paiva disse...

Parabéns pelo trabalho amigo, mandei um email para ti para conversarmos sobre parcerias, sou administrador do Blog Pelo Trilho, espero um dia poder trabalhar junto contigo para alavancar ainda mais as ferrovias brasileiras!

https://pelotrilho.com.br

Anônimo disse...

Na minha cidade Manhuaçu e Manhumirim: políticos acharam bonito desmanchar parte de nossa história, hoje só nos resta recordações em algumas fotos, lamentável! Saudades da Leopoldina/RFFSA!
Parabéns a todos que de uma forma ou de outra pôde fazer permanecer viva as lembranças da ESTRADA de FERRO LEOPOLDINA,este carinho com este patrimônio seu nome será sempre lembrado, que o bondoso Deus abençoe grandemente vocês e suas famílias!
Geraldo Jose Soares

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem! Isso é história! Lugar muito bem conservado, o que vale os parabéns a prefeitura e câmara municipal pelo feito. Não deixem acabar.
Benedito Arruda

Anônimo disse...

Trabalhei nesta estação por 22 dias em 1962, concedendo férias ao chefe titular, o Sr Ito Martins. Saudades!
Nyldo Coutinho

Anônimo disse...

Conheço esta estação! Até um tempo atrás estava degradada, no meio do mato. Que bom vê-la bela novamente!
Luiz Trinta