sábado, 20 de agosto de 2011

ESTAÇÃO SÃO JOÃO NEPOMUCENO - Hoje, belíssimo Museu Municipal e Departamento de Cultura e Esportes.

Matéria atualizada em 09 de outubro de 2024.

Em mais uma belíssima e histórica contribuição dos amigos do IPHAN, a Estação de São João Nepomuceno em seu formato original, nos tempos da E. F. União Mineira.


Acima, um recorte da foto do IPHAN e abaixo, a Estação nos dias atuais, um comparativo "ontem & hoje" da Estação.


Acima e na sequência abaixo, a belíssima Estação de São João Nepomuceno, hoje abrigando o Museu Municipal e o Departamento de Cultura e Esportes.







Três históricos registros: 

O Trem chegando na Estação nos últimos tempos da ferrovia. 

A Estação fechada. Ainda existiam os trilhos, mas o Trem já não passava mais por lá...

A Estação já sem os trilhos. Era o fim da ferrovia em São João Nepomuceno.


Acima e abaixo, "ontem & hoje" neste belíssimo registro da passagem do Trem por São João Nepomuceno, foto do acervo de Agnaldo Alves.







Estação SÃO JOÃO NEPOMUCENO


Linha de Caratinga – Km 224,601 (1960)
Altitude: 346m.
Estação inaugurada em:  24 de junho de 1880.
Estive no local em:  visita mais recente em agosto de 2021.
Uso atual: Estação Rodoviária, Museu Municipal e Departamento de Cultura. 
Situação Atual – Ramal erradicado e sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)




HISTÓRICO:

Por ser próxima da minha cidade - Bicas - visitei a Estação de São João Nepomuceno por várias vezes: em 2012; em 2018; 2019; 2020; 2021 e em 2024, quando recebi dos amigos do IPHAN o belíssimo registro dos primeiros tempos da ferrovia - foto em que realizei o trabalho de restauração - que trago hoje nesta atualização. 

A Estação de São João Nepomuceno foi inaugurada em 1880 como ponto final da Cia. União Mineira  e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Originalmente fazia parte do Ramal de Serraria desativado em 1904, quando todo esse trecho de linha foi incorporado à Linha Três Rios-Ubá. 
Na linha que passava por São João Nepomuceno rodaram Trens de passageiros até a primeira metade dos anos 1970, sendo suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.
A ferrovia cortava grande parte do perímetro urbano da cidade, que nasceu, cresceu e se agigantou com a passagem dos Trens da Leopoldina. 

Pouco restou deste "histórico passado ferroviário" além da antiga Estação, que agora foi transformada em um maravilhoso "Museu Municipal", passando a preservar esta importante página da história de São João Nepomuceno.


Na sequência abaixo, registros que fiz em agosto de 2021, onde vemos a Estação belíssima, após passar pelo mais completo trabalho de restauração de sua história.







A ESTAÇÃO:

Localizado no centro da cidade, o prédio histórico serve à comunidade sãojoanense como Rodoviária Municipal de onde partem ônibus urbanos, interurbanos e interestaduais.

Após o fim da ferrovia, a antiga Estação Ferroviária de São João Nepomuceno viveu períodos de abandono e descaracterização, até que uma decisão da justiça levou a administração municipal - responsável pelo prédio tombado como Patrimônio Histórico e Cultural - a resgatar toda a originalidade da antiga Estação com a recolocação das telhas francesas, a recuperação das características originais e dos detalhes mais marcantes e históricos da edificação.

Após longa e demorada reforma, hoje a antiga Estação tornou-se um maravilhoso "Museu Municipal", que passa a preservar esta importante página da história de São João Nepomuceno. Nela também funciona o Departamento de Cultura e Esportes, além da rodoviária municipal.

Seu interior tornou-se um ambiente de extrema beleza e bom gosto, fato que pode ser comprovado pelos leitores no link abaixo, em uma matéria especial:

https://otremexpresso.blogspot.com/2021/07/museu-municipal-de-sao-joao-nepomuceno.html



Abaixo, a Praça da Estação e a estátua em homenagem ao filho ilustre da cidade, o craque Heleno de Freitas - conhecido como "Fina Estampa" - que brilhou no Botafogo do Rio de Janeiro na década de 1940.


Abaixo, a Estação sob o olhar da artista Lisy.

Abaixo, belíssimo registro da página do facebook de Aguinaldo Alves "Fotos Antigas de São João Nepomuceno" em que realizei um trabalho de restauração fotográfica.


Abaixo, cinco registros feitos por mim em janeiro de 2019, quando a Estação permanecia fechada, período em que iniciaram as demoradas reformas no prédio histórico, como a recolocação das telhas francesas.  
As obras foram finalmente concluídas em 2021, resgatando suas características originais. 






Abaixo, "ontem & hoje" em dois antigos registros do acervo de Agnaldo Alves. Um prédio de arquitetura elegante e belíssima se destaca na avenida, bem próximo à Estação de São João Nepomuceno. Seguramente, dos áureos tempos da ferrovia na cidade. 




Abaixo, "ontem & hoje" em outro importante registro do acervo de Agnaldo Alves: o "Grande Hotel" de São João Nepomuceno, movimentadíssimo nos tempos da ferrovia.



Abaixo, outro belíssimo e antigo registro fotográfico da Estação de São João Nepomuceno ainda em sua primeira configuração - acervo otremexpresso.


Acima e abaixo, a Estação de São João Nepomuceno em mais dois belos registros do acervo de Agnaldo Alves


Em uma de minha visitas a São João Nepomuceno, encontrei na praça ao lado da Estação, a sugestiva "Lanchonete & Pastelaria Trem Bão", um pequeno trailer relembrando a velha Maria Fumaça.


 As fotos abaixo foram feitas em agosto de 2020, quando a Estação permanecia fechada e em obras na parte interna.






Abaixo, a foto de Roberto Nascimento em São João Nepomuceno seguida de seu relato.
"Eu e meus irmãos em 19??, não lembro mais não... rsrsrs, nossa primeira viagem de Trem para Viçosa, para a formatura de nossa prima Ana Maria."


Abaixo, belo registro do "Encontro de Fuscas" realizado no domingo, dia 10 de julho de 2016, em frente à Estação.


Nas fotos abaixo, a Estação e a Praça, onde vemos a estátua em homenagem ao filho ilustre da cidade, o craque Heleno de Freitas.








Abaixo, mais duas fotos da página do facebook "Garbosa na Rede" em que realizei trabalho de restauração.



Fotos abaixo tiradas em setembro de 2009.










5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Amarildo, sou admirador do seu trabalho. Resido em São João Nepomuceno e há muitos anos acompanho os acontecimentos importantes da minha cidade natal, inclusive escrevendo em alguns jornais. Atualmente mantendo sites de notícias. Gostaria de contribuir com uma informação complementar à sua matéria sobre a a antiga Estação Ferroviária: na verdade, o prédio, assim que a reforma estiver concluída, receberá o Museu Municipal e os departamentos de Cultura e Esportes do município. O Centro Cultural, que tem o nome de "Gabriel Procópio Loures" funciona no prédio onde esteve instalado o antigo Cine Brasil, próximo à Prefeitura. Sem mais para o momento, deixo minhas congratulações pelo importante trabalho que realiza em seu site.
Em tempo: meu blog: www.opinioesdomagno.blogspot.com ; meu site: www.portalsjn.com.br. Sou também colaborador do site: www.garbosanews.com.br

Amarildo Mayrink disse...

Caro Magno,
Agradeço às palavras de apreço e principalmente pelas dicas. As correções já foram feitas!
Atenciosamente,
Amarildo Mayrink

Anônimo disse...

Que coisa espetacular!!
Charle Dias

Anônimo disse...

O progresso chegou na nossa Cidade... Mas, que dá uma SAUDADE danada daquele tempo que os TRENS passavam aqui dentro da nossa Cidade, ai... como da SAUDADES!!
Helda Henriques Ferreira

Anônimo disse...

Saudades de uma estação, ponto de origem de minhas viagens ao Rio e à Viçosa, em momentos significativos de minha vida! Só gratidão!
Heleno do Nascimento Santos