Matéria atualizada em 02 de novembro de 2024.
Acima e na sequência abaixo, a bela e bem cuidada Estação de Dona Euzébia em novembro de 2024.
Abaixo, belíssimo registro encontrado no Setor de Cultura que funciona na Estação: foto aérea onde se vê a Estação e todo o centro de Dona Euzébia.
Abaixo, a Estação num tempo em que o Trem ainda passava por Dona Euzébia neste belo registro do acervo de Hugo Caramuru.
Estação DONA
EUZÉBIA
Antiga Santa Euzébia
Linha do Centro
– Km 371,088 (1960)
Altitude: 321m.
Estação inaugurada em: 23 de abril de 1879.
Estive no local em: março de 2010; maio de 2012; setembro de 2020 e novembro de 2024.
Uso atual: Centro Cultural, Telecentro Comunitário e Biblioteca Municipal.
Situação Atual
– Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.
E. F. Leopoldina (1879-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
A Estação de Dona Euzébia fazia parte da Linha do Centro, que ligava Porto Novo a Ubá.
Segundo informações extraídas do site www.estacoesferroviarias.com.br,
de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação de Dona Euzébia foi
inaugurada em 1879 pela E. F. Leopoldina.
Há fontes que citam a data de inauguração da Estação como tendo sido em 28 de
fevereiro de 1880. Os nomes desta Estação e a de Astolfo Dutra têm uma história
bastante confusa, como também é citado no site referido anteriormente. Até conquistar sua emancipação, Dona Euzébia era um bairro de Astolfo Dutra.
A ESTAÇÃO:
Em minhas últimas visitas a Dona Euzébia encontrei o prédio da Estação Ferroviária em ótimo estado de conservação, onde funcionam órgãos públicos como o Centro Cultural de Dona Euzébia; o Telecentro Comunitário e a Biblioteca Municipal.
Em novembro de 2024 fui muito bem
recebido pela equipe que trabalha no Centro Cultural, onde pude conhecer a belíssima
foto aérea apresentada acima aqui na matéria – foto em que realizei a restauração fotográfica que se fazia necessária
- onde podemos ver todo o centro da cidade e localizar a Estação.
Em toda essa região é fácil encontrar o leito da ferrovia ainda com trilhos. Quando visitei a cidade em abril de 2012 ainda era possível ver os trilhos nos calçamentos, mas em minhas últimas visitas em setembro de 2020 e novembro de 2024, infelizmente já não vi mais os trilhos nas ruas centrais da cidade e próximas à Estação. Mas a Estação está lá, muito bem cuidada e bela.
O fato é que, na última vez que percorri alguma Estações da Linha do Centro em novembro de 2024, foi realmente gratificante encontrá-las todas em ótimo estado de conservação, como foi o caso de Dona Euzébia e Sobral Pinto; ou passando por obras de restauração, como foi o caso das Estações de Diamante e de Astolfo Dutra.
Nas fotos abaixo, a Estação em março de 2010.
2 comentários:
Uma grande paixão Ferrovia!
Um grande amor Leopoldina!
Uma grande saudade RFFSA!
Sou filho de ferroviário conservador de linha na linha Carangola-Manhuaçu MG. Hoje só restam saudades e grandes recordações.
Geraldo José Soares
Bom seria se não tivessem tirado as linhas. É muito triste, saber que um dia, por ali passavam trens e hoje, os moradores mais antigos sentem a dor da saudade.
Olsiney Gumercido Lopes
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