sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESTAÇÃO DONA EUZÉBIA - O belo prédio transformado num Centro Cultural.

Matéria atualizada em 02 de novembro de 2024.


Acima e na sequência abaixo, a bela e bem cuidada Estação de Dona Euzébia em novembro de 2024.










Abaixo, belíssimo registro encontrado no Setor de Cultura que funciona na Estação: foto aérea onde se vê a Estação e todo o centro de Dona Euzébia.


Acima, a Estação em novembro de 2024.

Abaixo, a Estação num tempo em que o Trem ainda passava por Dona Euzébia neste belo registro do acervo de Hugo Caramuru.









Estação DONA EUZÉBIA
Antiga Santa Euzébia



Linha do Centro – Km 371,088 (1960)
Altitude: 321m.
Estação inaugurada em:  23 de abril de 1879.
Estive no local em:  março de 2010; maio de 2012; setembro de 2020 e novembro de 2024.
Uso atual: Centro Cultural, Telecentro Comunitário e Biblioteca Municipal. 

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.


E. F. Leopoldina (1879-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO:

A Estação de Dona Euzébia fazia parte da Linha do Centro, que ligava Porto Novo a Ubá.

Segundo informações extraídas do site www.estacoesferroviarias.com.br, de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação de Dona Euzébia foi inaugurada em 1879 pela E. F. Leopoldina. Há fontes que citam a data de inauguração da Estação como tendo sido em 28 de fevereiro de 1880. Os nomes desta Estação e a de Astolfo Dutra têm uma história bastante confusa, como também é citado no site referido anteriormente. Até conquistar sua emancipação, Dona Euzébia era um bairro de Astolfo Dutra.




A ESTAÇÃO:

Em minhas últimas visitas a Dona Euzébia encontrei o prédio da Estação Ferroviária em ótimo estado de conservação, onde funcionam órgãos públicos como o Centro Cultural de Dona Euzébia; o Telecentro Comunitário e a Biblioteca Municipal.

Em novembro de 2024 fui muito bem recebido pela equipe que trabalha no Centro Cultural, onde pude conhecer a belíssima foto aérea apresentada acima aqui na matéria – foto em que realizei a restauração fotográfica que se fazia necessária - onde podemos ver todo o centro da cidade e localizar a Estação.

Em toda essa região é fácil encontrar o leito da ferrovia ainda com trilhos. Quando visitei a cidade em abril de 2012 ainda era possível ver os trilhos nos calçamentos, mas em minhas últimas visitas em setembro de 2020 e novembro de 2024, infelizmente já não vi mais os trilhos nas ruas centrais da cidade e próximas à Estação. Mas a Estação está lá, muito bem cuidada e bela.

O fato é que, na última vez que percorri alguma Estações da Linha do Centro em novembro de 2024, foi realmente gratificante encontrá-las todas em ótimo estado de conservação, como foi o caso de Dona Euzébia e Sobral Pinto; ou passando por obras de restauração, como foi o caso das Estações de Diamante e de Astolfo Dutra. 


Na sequência abaixo, fotos da Estação em setembro de 2020.










Nas fotos abaixo, em setembro de 2012 os trilhos ainda estavam lá, ao lado da Estação.




Nas fotos abaixo, a Estação em março de 2010.



Em março de 2010, a Estação e os trilhos ao lado.



Para encerrar, mais um registro da Estação num tempo em que o Trem ainda passava por Dona Euzébia, outro belo registro do acervo de Hugo Caramuru.



2 comentários:

Anônimo disse...

Uma grande paixão Ferrovia!
Um grande amor Leopoldina!
Uma grande saudade RFFSA!
Sou filho de ferroviário conservador de linha na linha Carangola-Manhuaçu MG. Hoje só restam saudades e grandes recordações.
Geraldo José Soares

Anônimo disse...

Bom seria se não tivessem tirado as linhas. É muito triste, saber que um dia, por ali passavam trens e hoje, os moradores mais antigos sentem a dor da saudade.
Olsiney Gumercido Lopes