Acima e nas três fotos abaixo, belos registros da Estação de Araguaia onde vemos seu dístico ainda com "Y" - por Paulo Neiva Pinheiro .
A Estação de "Araguaya" em 1916 - Revista da Semana, 4 de março
de 1916.
A Estação com outra pintura, em 2010 - Foto Roberto Sarti.
Estação ARAGUAYA-ES
Município: Marechal Floriano-ES
Linha Do Litoral - Km 570,539 (1960)
Altitude: 640 m
Estação inaugurada em: 15 de março de 1903.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Centro Cultural e Posto dos Correios.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Sul E. Santo (1903-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação em junho de 2022 e traz seu relato...
“A Estação de Araguaya foi inaugurada em
1903 com o "y" na grafia de seu nome, o que ainda permanece em seu dístico. Ela ainda está de pé e bem
conservada e hoje recebe mais atenção. Em 2010 era parada do Trem Turístico da região, que era
operado pela FCA. Durante minha visita em 2022 notei o prédio muito bem
conservado pela prefeitura de Marechal Floriano-ES. Na Estação funciona um
posto dos correios e o Centro Cultural da cidade. No seu entorno podemos ver
várias construções das décadas de 20 e 30, período da cafeicultura. Sabemos que
até antes de 1929 o Brasil vivia a prosperidade vinda dos cafezais, o que
começou a declinar com a crise de 1929, fazendo o produto perder bastante valor
de mercado. Antes disso acontecer, tudo ia de vento em popa para os fazendeiros
(os Barões do Café) e para a Cia Leopoldina Railway, tanto que a maioria das antigas e belas construções localizadas próximas às Estações Ferroviárias são desse período de
ouro (1900 a 1930), basta ver a cidade de Muqui-ES como exemplo.”
Um comentário:
Pelo menos ainda tem trilhos e a estação conservada, aqui em Manhuaçu MG não existe nada foi tudo retirado e a estação demolida!
Hoje existe saudades de e recordações em poucas fotos!
Geraldo José Soares
Postar um comentário