domingo, 4 de maio de 2025

ESTAÇÃO ARAGUAYA - Mais uma Estação no Município de Marechal Floriano-ES.

Acima e nas três fotos abaixo, belos registros da Estação de Araguaia onde vemos seu dístico ainda com "Y" - por Paulo Neiva Pinheiro .


A Estação de "Araguaya" em 1916 - Revista da Semana, 4 de março de 1916.


A Estação com outra pintura, em 2010 - Foto Roberto Sarti.


Dois belos registros da Estação de Araguaia, por Da Silva Junior.


Da Silva Junior na Estação de Araguaia.

Paulo Neiva Pinheiro na Estação de Araguaia.




rio-fundo


Estação ARAGUAYA-ES


parada-iriritimirim



Município: Marechal Floriano-ES

Linha Do Litoral - Km 570,539 (1960)

Altitude: 640 m

Estação inaugurada em:  15 de março de 1903.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Centro Cultural e Posto dos Correios.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


E. F. Sul E. Santo (1903-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)





HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação em junho de 2022 e traz seu relato...

“A Estação de Araguaya foi inaugurada em 1903 com o "y" na grafia de seu nome, o que ainda permanece em seu dístico.  Ela ainda está de pé e bem conservada e hoje recebe mais atenção. Em 2010 era parada do Trem Turístico da região, que era operado pela FCA. Durante minha visita em 2022 notei o prédio muito bem conservado pela prefeitura de Marechal Floriano-ES. Na Estação funciona um posto dos correios e o Centro Cultural da cidade. No seu entorno podemos ver várias construções das décadas de 20 e 30, período da cafeicultura. Sabemos que até antes de 1929 o Brasil vivia a prosperidade vinda dos cafezais, o que começou a declinar com a crise de 1929, fazendo o produto perder bastante valor de mercado. Antes disso acontecer, tudo ia de vento em popa para os fazendeiros (os Barões do Café) e para a Cia Leopoldina Railway, tanto que a maioria das antigas e belas construções localizadas próximas às Estações Ferroviárias são desse período de ouro (1900 a 1930), basta ver a cidade de Muqui-ES como exemplo.”


Nas três fotos abaixo, mais alguns registros da Estação de Araguaia, por Paulo Neiva Pinheiro.




Belo registro das imediações da Estação de Araguaia, por Da Silva Junior. 

Na sequência abaixo, detalhes da Estação de Araguaia, por Paulo Neiva Pinheiro.




Próximo da Estação podemos ver várias belas e imponentes construções das décadas de 1920/1930, período áureo da cafeicultura. 





Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo menos ainda tem trilhos e a estação conservada, aqui em Manhuaçu MG não existe nada foi tudo retirado e a estação demolida!
Hoje existe saudades de e recordações em poucas fotos!
Geraldo José Soares