Matéria atualizada em 9 de setembro de 2024.
Abaixo, a "Casa de Turma/Agente Ferroviário" de Aré.
Aqui ficava a antiga Estação de Aré, mas dela não sobrou nada.
Estação ARÉ
Antiga São Domingos
Município: Itaperuna - RJ
Linha de Carangola – Km 429,462
Altitude: 87m
Estação inaugurada em: 09 de junho de 1881.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.
Uso atual: Demolida. Só restou a antiga Casa de Turma que ficava próxima à ela.
Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1881-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977)
Graças mais uma vez aos amigos do IPHAN e seu maravilhoso acervo fotográfico, trazemos hoje outro raríssimo registro fotográfico da Estação de Aré ainda sob o nome “São Domingos”. Sem dúvida mais uma foto histórica!!!
Além da espetacular foto do IPHAN, esta matéria também contou com a valiosa contribuição do "desbravador ferroviário" Paulo Neiva Pinheiro.
A ESTAÇÃO:
A
Estação de Aré foi inaugurada entre junho
e julho de 1881 pela E. F. Carangola, inicialmente sob o nome São Domingos.
A
ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses
depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo
ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A
Estação passou a se chamar Aré nos anos 1940.
Trens
de passageiros foram desativados em 1º de novembro de 1977, quando a Estação
foi fechada.
Aré
é hoje um pequeno povoado - Distrito do Município de Itaperuna-RJ. A fazenda
que deu o nome original à Estação - São
Domingos - ainda hoje pode ser vista da estrada precariamente asfaltada que
liga Itaperuna a Aré e dali para Santo Antônio de Pádua.
HISTÓRICO:
Em
2023, Paulo Neiva Pinheiro esteve no local para realizar as fotos apresentadas.
Segue seu relato:
“Quanto à Estação - que segundo me
disseram era construída de madeira ou 'Pau a Pique' - já foi demolida. No local foram
construídas diversas casas, mas sobrou uma Casa
de Turma, ou do Agente de Estação
que maravilhosamente está ainda pintada com as cores da antiga Leopoldina e
RFFSA (Paredes branca com rodapé pintado de preto) e ainda podemos ver a sigla
da RFFSA resistindo sobre várias camadas de tinta em uma das paredes da casa.
Esta Estação era para atender a
demanda da Fazenda São Domingos, que está 2,70 km da antiga Estação, como o
trem não entrava nela, fazendo uma curva antes de sua entrada, as cargas
provenientes dela vinham de carroça ou lombo de animal até a Estação de Aré que
por algum tempo se chamou Estação de São Domingos.
Um Senhor me levou até a esta
maravilha quando estava perguntando por notícias da antiga Estação na
localidade, dei a grande sorte de o encontrar para tirar as perguntas de praxe.
Ele então com maior boa vontade me mostrou o local onde ela ficava a antiga
Estação de Aré, hoje já demolida e me levou também na casa de turma, ou seria
do agente ferroviário da Estação?
Ele me afirmou ser esta relíquia
ferroviária propriedade sua, que provinha de herança dos pai, que trabalhou na
antiga Estação e que a velha casa está atualmente alugada sendo ele mesmo o
Senhorio.”
3 comentários:
Como sempre me sinto honrado em poder contribuir nesse lindo trabalho que você faz!
Paulo Neiva Pinheiro
Lamento ver o que restou da Estação de Aré, bem como o abandono inominável que a União vem administrando os bens patrimoniais da RFFSA, que foi propulsora do desenvolvimento do Brasil. Hoje em dia, com os seus funcionários aposentados, criam embargos infundados e desprovidos de justificativa e embasamentos considerados inócuos, isto porque em seus arquivos digitalizados, estão todas as informações sobre seus funcionários. Desde sua admissão, até sua aposentadoria. Recorrem, exigindo sermos sindicalizados, se demos procurações, etc., quando já deviam ter visto isso lá atrás, onde iniciaram a listagem para o recebimento. Medidas que deveriam ser tomadas em publicação direcionadas ao sindicato dos trabalhadores e empresas ferrovias, representantes da nossa categoria. Sejam pelo menos humanos para os quase todos idosos, em sua maioria acima de 60 - 70 anos. Esse que ainda teve a inspiração de fazer tal apelo, já completou 86 anos bem vividos, graças a misericórdia de Deus!!! Pensem nisso Senhores Procuradores da RFFSA! NECESSITAMOS DESSA URP PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA!!!
Jose Carlos Bissonho
Parabéns pela matéria! Parabéns ao desbravador de ferrovias!
Cyro Mendonça Filho
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