Matéria
atualizada em 25 de março de 2022.
Acima e abaixo, do acervo de Hugo Caramuru, dois belos registros da passagem do “Trem da Cultura” por Volta Grande em 1991.
Março de 2022 - num
dos prédios da Estação funciona uma farmácia.
Foto-acervo de Elder Sandin.
Estação VOLTA
GRANDE
Município: Volta Grande
Ramal: Linha do Centro – Km 267,778 (1960)
Altitude: 215m.
Estação inaugurada
em: 08 de outubro de 1874.
Estive no local em: setembro de 2014 e em março de 2022.
Uso atual: Em 2014 era usada como alojamento de
turma e de equipamentos para manutenção pela FCA. Num dos prédios hoje funciona uma farmácia.
Situação Atual
– Trecho sob concessão particular, aguardando liberação para o início de funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA – (1975-1996)
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA – (1975-1996)
HISTÓRICO:
Seguindo pelas linhas da Estrada de Ferro Leopoldina, chegamos à Estação
Volta Grande, no Município de mesmo nome. Quando lá estive pela
primeira vez em 2014, o trecho era usado para o transporte de Bauxita pela
FCA.
No entorno da estação ainda vemos prédios antigos
- incluindo o prédio onde funcionava o Hotel - que nos faz
imaginar o grande movimento de passageiros naquela estação, que também servia
de ponto de partida para o extinto Ramal de Pirapetinga, que
funcionou de 1880 a 1964.
A ESTAÇÃO:
A Estação de Volta Grande teve sua origem como estação terminal nos
primeiros tempos de funcionamento da Estrada de Ferro Leopoldina - Porto Novo do Cunha-Volta Grande.
O complexo da Estação é composto de três prédios. o prédio central continua ligado à ferrovia. Quanto aos outros dois, no prédio maior e mais próximo funciona hoje uma farmácia e outro, provavelmente uma antiga casa de turma, hoje é usado como
moradia. Bem próxima à estação uma aconchegante e arborizada praça.
Em 2014 existia um pequeno pontilhão desmontado
junto a várias peças de reposição e manutenção da via permanente no pátio da
estação, que já não estavam mais por lá em março de 2022.
Também em Volta Grande tinha início o Ramal de
Pirapetinga. O antigo triângulo ficava localizado logo após a saída em
direção à Trimonte. No local ainda é possível encontrar, bem escondidas, duas
pontes que compunham o triângulo.
Seguindo para Trimonte, logo depois do triângulo
existe um cruzamento de uma estrada vicinal de terra com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda a extensão da linha até a cidade de
Recreio.
Na
sequência abaixo, oito fotos que fiz em minha primeira visita em 2014.
Na
sequência abaixo, em detalhes, a localização do “triângulo” onde tinha início o
Ramal de Pirapetinga.
Vista da chegada a Volta Grande vindo de Trimonte.
Seguindo
para Trimonte.
A
ponte menor, saindo de Volta Grande para o Ramal de Pirapetinga em direção a Estrela Dalva.
A
ponte maior, no “triângulo” vindo de Estrela Dalva em direção a Trimonte.
Acima
e abaixo, detalhes do pontilhão que estava no pátio da estação em 2014.
Nas três fotos abaixo, o cruzamento da estrada vicinal com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda
a extensão da linha até a cidade de Recreio.
4 comentários:
Que lindo ver restaurada! Até a caixa d'água permanece!!! Na cidade onde morei até o nome da estação foi tirado... hoje uma fábrica.
Maria Aparecida Ferrarini
Que maravilha!!! Muita saudade!!!
Maria Moura Ribeiro Moura
Parabéns pela sua pesquisa!
Vanderlei Inacio Dos Santos
Humberto Mauro cineasta deve ter circulado muito por aí!
Eu já passei muito por aí indo para Aperibe-RJ. Na estrada tem uma bela placa com o nome dele.
Sergio Rios Barboza
Postar um comentário