terça-feira, 8 de setembro de 2020

ESTAÇÃO BARÃO DE CAMARGOS - Antigo pátio de carregamento de bauxita às margens do Rio Pomba, em Cataguases, hoje sob os cuidados da ONG Amigos do Trem.


Matéria atualizada em 27 de setembro de 2020.


Acima, registros  dos trabalhos de limpeza e recuperação do espaço realizados pela ONG Amigos do Trem, trabalhos que estavam suspensos devido à pandemia.


Abaixo, registros feitos em 1° de setembro de 2020. 


Abaixo, a pequena plataforma e o prédio/dormitório - foto de Gutierrez Lhamas Coelho, em 27 de dezembro de 2004.



Acima, registro de Barão de Camargos em plena atividade: trens e uma grande quantidade de bauxita aguardando embarque.




Através do Google Maps a localização exata do antigo complexo de Barão de Camargos, localizado bem próximo a uma cancela onde a ferrovia cruzava com a rodovia MG 285.




  Uma visão ampla do que restou do antigo complexo de Barão de Camargos.




sinimbu


 

Estação BARÃO DE CAMARGOS 


cataguazes

 

 

Município: Cataguases

Ramal: Linha do Centro - Km 355,101 (1960).

Altitude: 178m.

Estação inaugurada em: 21 de setembro de 1885.

Estive no local em: 1° de setembro de 2020.

Uso atual: A estação e o pátio de Barão de Camargos estão sob os cuidados a ONG Amigos do Trem. 

Situação Atual – Trecho sob concessão à FCA. Trafego suspenso por tempo indeterminado. O pátio devera ser usado pelo Trem Turístico Rio-Minas.

 

E. F. Leopoldina (1885-1975)

RFFSA (1975-1996)






HISTÓRICO:

Após minha visita à estação de Sinimbu, segui em direção a Cataguases para finalmente conhecer o antigo complexo de Barão de Camargos, local onde os vagões da FCA eram carregados com bauxita e seguiam até Barão de Angra, distrito de Paraíba do Sul, onde era feito o transbordo para a MRS, serviço este suspenso definitivamente em 2015, quando o minério passou a ser transportado por carretas.

Dias após minha visita, tomei conhecimento de que pátio de Barão de Camargos está sob os cuidados da ONG Amigos do Trem, que retornou com os trabalhos de limpeza, capina e revitalização do espaço e da estrutura do pátio, que estavam suspensos devido à pandemia. A ONG busca conservar a estrutura original da estação que por muitos anos foi o cenário do carregamento da bauxita.

Soube também que existe a possibilidade de que o espaço seja utilizado como futuro pátio de manobras do Trem Turístico Rio-Minas.

 

A ESTAÇÃO:

O antigo complexo de Barão de Camargos está localizado bem próximo a uma cancela onde a ferrovia cruzava com a rodovia MG 285. No dia de minha visita encontrei os portões trancados, o que me obrigou a fazer as fotos aqui apresentadas de uma longa distância, não permitindo apresentar mais detalhes do que sobrou, mas apresento também as fotos da ONG Amigos do Trem que retomou os trabalhos de limpeza e manutenção do pátio.

A primitiva Estação de Barão de Camargos foi demolida e no atual complexo existe um prédio que servia de dormitório para os maquinistas, na verdade uma pequena estação com plataforma e as colunas de uma antiga coberta, que também deverá ser recuperada pela ONG.








A cancela onde a ferrovia cruzava com a rodovia MG 285.

Em direção a Sinimbu, o portão de entrada do complexo Barão de Camargos.


Em direção a Cataguases.










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