sábado, 2 de junho de 2012

ESTAÇÃO JUIZ DE FORA - Hoje, um belíssimo Museu Ferroviário.

Matéria atualizada em 23 de junho de 2019.





Fachada da Estação da E. F. Leopoldina em Juiz de Fora, hoje Museu Ferroviário.







Nas fotos acima a belíssima Locomotiva exposta no salão do Museu de Juiz de Fora.






A originalidade da Agência Ferroviária da antiga Estação de Juiz de Fora foi preservada com todo seu romantismo no Museu.








Na foto acima, a primeira Estação da E. F. Leopoldina em Juiz de Fora.








Estação JUIZ DE FORA

muçungue

repouso

fonte
 



Ramal de Juiz de Fora – Km 305,809 (1960).
Altitude: 675m.
Estação inaugurada em: 1884.
Estive no local em: 1ª vez em junho de 2012; 2015; 2017 e em junho de 2019.
Uso atual: Museu Ferroviário.

Situação Atual – Trecho da E. F. Leopoldina declarado erradicado e sem trilhos.


Cia. União Mineira (1883-1884)

E. F. Leopoldina (1884-1974)










HISTÓRICO:

A Estação Juiz de Fora foi inaugurada em 1884 pertencendo inicialmente à Cia. E. F. Juiz de Fora ao Piau, passando em 1888 para o controle da Leopoldina Railway Company, posteriormente E. F. Leopoldina, passando a fazer parte do ramal de Juiz de Fora, que partia de Furtado de Campos e foi suprimido pela RFFSA em 08 de setembro de 1974.
O último trem de passageiros no ramal saiu em 31 de janeiro de 1972, dois anos e meio antes da supressão e erradicação do Ramal.


A ESTAÇÃO:

O prédio primitivo da Estação de Juiz de Fora era simples, com telhado de duas águas e térreo. Ficava em frente à Estação de Juiz de Fora da Central do Brasil, na Linha do Centro.
Somente em 1927/28 foi substituído pelo prédio atual, com 2 andares e bem maior onde hoje funciona o belíssimo Museu Ferroviário de Juiz de Fora, inaugurado em agosto de 2003, depois de um processo de revitalização e modernização daquele espaço, coordenado pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa e pela Rede Ferroviária Federal S.A. através de um convênio onde a Funalfa se compromete a utilizar o prédio em caráter exclusivamente cultural, educacional ou turístico.


O MUSEU FERROVIÁRIO:

A antiga Estação da E. F. Leopoldina em Juiz de Fora transformou-se em Museu Ferroviário e tem seu acervo e a edificação tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, sendo a edificação preservada também pela municipalidade, o que representa uma alternativa eficiente para garantir o resgate da história do município, fortemente marcada pela ferrovia.
O acervo do Museu Ferroviário é disposto de forma didática em vitrines, painéis e ambientes cenográficos, é constituído por mais de 300 peças, incluindo mobiliário, instrumentos de trabalho e de comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças, miniaturas. Em sua área externa estão expostas duas locomotivas a vapor originais – a nº 01 e a nº 07. Foram reformadas nas oficinas de Bicas, sendo que a nº 07  permaneceu exposta em Bicas após ser praticamente reconstruída pelos ferroviários biquenses, reconhecidos com "os artistas da ferrovia".

O belíssimo patrimônio cultural aborda as origens e a evolução da ferrovia, bem como seu impacto nos aspectos sociais e econômicos a partir do século XIX, no Brasil e em Juiz de Fora. As peças do belíssimo acervo são dispostas em cinco salas temáticas: História da Ferrovia, Agência de Estação, Sinalização e Via Permanente, Escritórios Ferroviários e Material Rodante e Aspectos Tecnológicos.
O Museu Ferroviário oferece Programa de Educação Patrimonial com visitas guiadas ao acervo. As visitas são dinâmicas, seguindo um roteiro didático com a finalidade de instigar a curiosidade do visitante. Percorrer as salas do Museu Ferroviário é a oportunidade de “viajar” pela história do trem.
No prédio da antiga Estação da Leopoldina funcionam também a Estação Arte, um Anfiteatro e uma Sala de Multimeios.
O Museu Ferroviário de Juiz de Fora funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h no Prédio da antiga Estação de Trem que fica na Av. Brasil, 2001.

Para maiores informações, o telefone é (32) 3690-7055.

Saiba mais sobre as Locomotivas nº 01 e 07 - principais peças do Museu de Juiz de Fora - visitando o link abaixo:
https://otremexpresso.blogspot.com/2012/11/locomotivas-vapor-n-1-e-n-7-um-dia-elas.html



Fotos: Amarildo Mayrink










Em 31 de janeiro de 1972, partia o último trem de Juiz de Fora para Furtado de Campos.





Locomotiva n° 7 "Duquesa", fabricada pela Decauville Ainé, Nowawe em 1913 e reconstruída pelos ferroviários biquenses - reconhecidos como "os artistas da ferrovia" - em 1984.


















Telégrafo. Aparelho de recepção e transmissão, em alfabeto morse.





Locomotivan° 1, classe 0-4-0, fabricada pela Orensteln & Koppel - Arthur Koppel AC, Berlim Drewitz, em 1913.







Pequeno vagão de cargas, também exposto no Museu Ferroviário.









Muitos que transitam por esta ponte, próximo ao terreirão do samba, nem imaginam que por aqui passaram os trens da Estrada de Ferro Leopoldina com destino a Furtado de Campos.











Um comentário:

Marcio Brandao disse...

Meus pais eram naturais de Juiz de Fora Meu pai,militar,vivia mudando de Cidades e de Estados,mas sempre estávamos visitando nossos avós que continuavam morando lá De São Paulo vinha em trem com cabine onde tínhamos duas camas beliche e viajávamos a noite inteira chegando pela manhã em Juiz de Fora No período 1960 a 1964 morei em Juiz de Fora e após este período mudamos para o Rio de Janeiro viajando alguma vezes de Liturina entre as duas cidades Ainda tenho parentes em Juiz de Fora aonde não vou há 20 anos Rever a Estação me emocionou Obrigado
Marcio Brandão