Acima e nas três fotos abaixo, Da Silva Junior visitou a Estação de Domingos Martins - hoje sob o nome Vale da Estação - em abril de 2018.
Nas quatro fotos abaixo, registros de Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação de Domingos Martins em junho de 2022.
A Caixa d’água importada da Inglaterra.
Estação DOMINGOS MARTINS
Antiga Santa Izabel e Germânia
Município: Domingos Martins-ES
Linha Do Litoral - Km 596,154 (1960)
Altitude: 381 m
Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1900.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Da Silva Junior(2018) e Paulo Neiva Pinheiro (2022).
Uso atual: Agência dos Correios e Posto Telefônico.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Sul E. Santo (1900-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
Da Silva Junior esteve na Estação em abril de 2018 e traz seu relato...
“Estação Ferroviária de Germânia hoje Vale da Estação, antigo Posto Telégrafo fundado em 1900 pela Estrada de Ferro Sul do ES e arrematada pela Leopoldina Railway Company em 1907, a Estação fica a 381 metros de Altura em relação ao nível do mar. Devido a problemas com telégrafo e com as cartas que as pessoas usavam naquela época, a pedido da Leopoldina, a Estação teve seu nome alterado de Santa Isabel para Germânia, pois era comum confundir com a Estação Santa Isabel de Sapucaí, no Rio. Em 1996, com o trecho já sob o controle da FCA Ferrovia Centro Atlântica, ela era usada como Casa de Turma, pois já era de alvenaria, fincando assim como está nas fotos. Hoje sob o controle da Concessionária da Linha e V Li, a Estação está abandonada. A empresa não dá manutenção na via desde 2018, aí vemos o estado que fica uma ferrovia que é ativa, mas sem tráfego, sob a alegação de que é inviável. Absurdo isso!”
Paulo
Neiva Pinheiro esteve na Estação em junho de 2022 e traz seu
relato...
“A Estação de Santa Izabel foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. Ficava então no município capixaba do mesmo nome. A pedido da Leopoldina, que já administrava a linha na época, em 1910 teve o nome alterado para Estação Germânia, pois havia outra Estação com o mesmo nome de Santa Izabel - esta outra seria a de Santa Izabel do Rio Preto, da V. F. Sapucaí, mais tarde, da RMV, no Estado do Rio de Janeiro. O novo nome dado à Estação homenageava a grande colônia alemã que povoava a cidade então. Finalmente, em 18 de outubro de 1917, passou a chamar-se Estação Domingos Martins, também a pedido da Leopoldina - provável consequência da guerra de 1914-18. Em 1921, o município passou a também ter o nome da Estação, homenagem a um capixaba de nome Domingos José Martins (1781-1817) que combateu e foi fuzilado na revolução pernambucana de 1817. A Estação ficava em região de embarques de sacas de café. Até hoje, fica longe do centro da cidade e é atração turística. No dístico, o nome "Vale da Estação". O prédio abrigava em 2006 um posto telefônico e uma agência dos Correios. Em 2022, durante minha visita ao local, a Estação estava fechada e me pareceu bem conservada em vista do que eu já vi por aí. Como era dia de domingo o local estava bem bucólico. Hoje no seu dístico podemos ler o nome atual “Vale da Estação”, a linha férrea avança paralela ao Rio Jucú (Braço Sul) em direção à Estação de Pedra do Vento que existia mais a frente. O trecho conhecido como “Vale das Pedras” tem paisagens exuberantes com diversos cortes na rocha para passagem das vaporosas. Existe um túnel também alguns Km à frente escavado na rocha quase chegando à antiga Estação do Jucú (ver última foto). O local é lindo e a caminhada, a pesar de penosa, vale muito a pena quando nos deparamos com essas paisagens descritas.”
Na sequência abaixo, mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação de Domingos Martins em junho de 2022.

Um comentário:
Mais um excelente trabalho, Amarildo. Parabéns!
Paulo Neiva Pinheiro
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