Matéria atualizada em 17 de novembro de 2024.
Acima e nas cinco fotos abaixo, a Estação de Campello sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.
Estação
CAMPELLO - RJ
Município:
Santo
Antônio de Pádua-RJ
Linha de Campos a Miracema – 450,362 Km.
Altitude: 110m.
Estação inaugurada em: 01 de fevereiro de 1907.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro, Drelean Lee, Laura Mansur e Rodrigo Freitas.
Uso
atual: Fechada, aparentemente sem uso.
Situação
Atual – Trecho erradicado.
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1980)
Em novembro de 2020, o
amigo Osmary Avellar de Macedo me enviou mensagem com uma foto
recebida de Rodrigo Freitas mostrando a Estação
Campello, no Município de Santo Antônio de Pádua/RJ, Estação
que pertencia à Linha de Campos a Miracema, extinta nos anos 1970.
Algum tempo depois recebi novo
registro fotográfico do amigo Drelean Lee mostrando a Estação
de Campello.
Em seguida, recebi novas fotos
da Estação Campello de mais uma colaboradora de nossa página,
a fotógrafa Laura Mansur, também de Santo Antônio de Pádua.
Para completar esta matéria com
novas e belas fotos, uma nova e importante contribuição do amigo Paulo
Neiva Pinheiro, que também visitou a Estação.
HISTÓRICO:
A história da Linha de
Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a
São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio
de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São
Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema) - passando pela Estação de Campello
- ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio
de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias
já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema
passando por Campello, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde
partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha
de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação
de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam
direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos,
mas já não passava pela Estação de Campello.
A
ESTAÇÃO:
Segundo Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a localidade em 2024... “a Estação
de Campelo - no dístico, o nome com dois LL – Campello - não aparecia nos guias de trens de
passageiros (Guias Levi). O certo é que
no local existiu um quilombo de escravos que acabou formando uma pequena vila
por onde passaria a Linha Campos-Miracema
durante sua construção, em 1883.
Um guia
da Leopoldina de 1937 já acusava a existência da Estação, mas foi uma das
poucas referências desse tipo que vi sobre a mesma.
Estive lá
em 2024 e a Estação continua de pé, mas já sem os trilhos, que foram removidos.
Checando
alguns registros de fatos históricos, pude encontrar sua data de inauguração,
que é 01 de Fevereiro de 1907 descrita no livro G1 - Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil de 1960.
A linha
foi extinta no trecho Paraoquena-Miracema
nos anos 1970.”
5 comentários:
Vou visitar em breve!
Paulo Neiva Pinheiro
Esse Ramal bombava! Tiraram prá favorecer a rodovia. Até hoje os antigos falam com tristeza da retirada das linhas.
Eduardo Jorge
Meu padrinho de batismo morava aí em Campello, o Sr. Wilson. Trabalhou com meu pai Sr. Aprígio de Moura na Rede ferroviária.
Elzimar Moura Moura
Não sei porque, mas gostei dessa estação!
Washington Campello
Como sempre uma honra poder participar desse maravilhoso trabalho de resgate!
Paulo Neiva Pinheiro
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