terça-feira, 27 de dezembro de 2022

ESTAÇÃO CAMPELLO - Última parada antes de chegar a Miracema.

Matéria atualizada em 17 de novembro de 2024.

Acima e nas cinco fotos abaixo, a Estação de Campello sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.







Acima e abaixo, a Estação de Campello sob o olhar de Laura Mansur.
Esse é o cenário na chegada à Estação.


Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Campello.



miracema

 

Estação CAMPELLO - RJ

 

 

  

Município: Santo Antônio de Pádua-RJ

Linha de Campos a Miracema – 450,362 Km.

Altitude: 110m.

Estação inaugurada em: 01 de fevereiro de 1907.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro, Drelean Lee, Laura Mansur e Rodrigo Freitas.

Uso atual: Fechada, aparentemente sem uso.

Situação Atual – Trecho erradicado.

 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1980)



Em novembro de 2020, o amigo Osmary Avellar de Macedo me enviou mensagem com uma foto recebida de Rodrigo Freitas mostrando a Estação Campello, no Município de Santo Antônio de Pádua/RJ, Estação que pertencia à Linha de Campos a Miracema, extinta nos anos 1970.

Algum tempo depois recebi novo registro fotográfico do amigo Drelean Lee mostrando a Estação de Campello. 

Em seguida, recebi novas fotos da Estação Campello de mais uma colaboradora de nossa página, a fotógrafa Laura Mansur, também de Santo Antônio de Pádua.

Para completar esta matéria com novas e belas fotos, uma nova e importante contribuição do amigo Paulo Neiva Pinheiro, que também visitou a Estação.

 

HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema) - passando pela Estação de Campello - ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema passando por Campello, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, mas já não passava pela Estação de Campello.

 

A ESTAÇÃO:

Segundo Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a localidade em 2024... “a Estação de Campelo - no dístico, o nome com dois LL – Campello - não aparecia nos guias de trens de passageiros (Guias Levi).  O certo é que no local existiu um quilombo de escravos que acabou formando uma pequena vila por onde passaria a Linha Campos-Miracema durante sua construção, em 1883.

Um guia da Leopoldina de 1937 já acusava a existência da Estação, mas foi uma das poucas referências desse tipo que vi sobre a mesma.

Estive lá em 2024 e a Estação continua de pé, mas já sem os trilhos, que foram removidos.

Checando alguns registros de fatos históricos, pude encontrar sua data de inauguração, que é 01 de Fevereiro de 1907 descrita no livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.

A linha foi extinta no trecho Paraoquena-Miracema nos anos 1970.”


Abaixo, a antiga Estação sob o olhar de Drelean Lee.

Abaixo, belo visual no registro de Rodrigo Freitas.


Na sequência abaixo, detalhes da antiga Estação de Campello, por Paulo Neiva Pinheiro.










Na sequência abaixo, antigos prédios localizados nas imediações da Estação que remontam aos primeiros tempos da ferrovia em Campello.







5 comentários:

Anônimo disse...

Vou visitar em breve!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Esse Ramal bombava! Tiraram prá favorecer a rodovia. Até hoje os antigos falam com tristeza da retirada das linhas.
Eduardo Jorge

Anônimo disse...

Meu padrinho de batismo morava aí em Campello, o Sr. Wilson. Trabalhou com meu pai Sr. Aprígio de Moura na Rede ferroviária.
Elzimar Moura Moura

Anônimo disse...

Não sei porque, mas gostei dessa estação!
Washington Campello

Anônimo disse...

Como sempre uma honra poder participar desse maravilhoso trabalho de resgate!
Paulo Neiva Pinheiro