quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

ESTAÇÃO ITALVA - Prédio histórico foi totalmente restaurado e transformado no "Centro de Memória de Italva".

Matéria atualizada em 09 de novembro de 2025.

Acima e na sequência abaixo, a belíssima Estação de Italva após ser totalmente restaurada e transformada em Centro Cultural. Registros feitos por Paulo Neiva Pinheiro em 2025.  




Na foto abaixo - da página italvaonline - como estava a antiga Estação de Italva antes da grande reforma.

Na sequência abaixo, a grande reforma da antiga Estação de Italva em registros feitos por Paulo Neiva Pinheiro em 2023.  






Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Italva em 2023, quando passava por completa restauração.

Paulo Neiva Pinheiro e a belíssima Estação de Italva em 2025, após completa restauração.



paraiso

 

Estação ITALVA

Antiga Monção


cardoso-moreira

   

Município: Italva – RJ

Linha de Carangola – Km 404,156.

Altitude: ?

Estação inaugurada em: 10 de junho de 1880.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023 e 2025.

Uso atual: Após passar por uma completa restauração, nela funciona o "Centro de Memória de Italva".

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (1880-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)

RFFSA (1975-1977)




HISTÓRICO:

A Estação - inicialmente sob o nome de Monção - foi inaugurada em 1880 pela E. F. Carangola, no trecho aberto entre Travessão e São Pedro (Paraíso). A ferrovia foi vendida em 1890 para a Cia. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a E. F. Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores. Nos anos 1940 passou a se chamar Estação Italva.

Trens de passageiros foram desativados em 1° de novembro de 1977, fechando de vez a Estação.

 

A ESTAÇÃO:

Graças ao incentivo e mais uma vez às valiosas contribuições do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro que visitou a Estação em 2023 e em 2025, a página otremexpresso chega à Estação de Italva, na Linha de Carangola. Segue o relato de Paulo Neiva sobre suas visitas:

“Em 2023, na minha expedição ao que sobrou da Linha de Carangola, estive no local e pude ver que enfim, estavam reformando a Estação Ferroviária de Italva, após tantas e tantas promessas... Os funcionários que estavam trabalhando na reforma foram bem camaradas, me deixando fazer estes registros. Gostaria de agradecer a eles inclusive! Qualquer dia que estiver passando pela cidade irei dar uma olhada de como ficou essa reforma.”

“Retornei a Italva em 2025 e o que posso dizer é que valeu a pena: A Estação de 1880 - que estava em precário estado de conservação - foi totalmente restaurada pela prefeitura da cidade e ficou simplesmente linda! Parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo trabalho de valorização do Patrimônio Histórico”

Segue também o depoimento de Margareth Consedey...

“A antiga Estação Ferroviária do município de Italva foi totalmente restaurada. Nela hoje funciona o Centro de Memórias de Italva Paulo Satiro Siqueira, homenagem ao último agente de Estação desta localidade. Que outras Estações possam ter o mesmo destino: a restauração. Vamos continuar preservando a história das ferrovias escritas nessas linhas do Trem.”


Na sequência abaixo, mais alguns registros da belíssima Estação de Italva após ser totalmente restaurada e transformada em Centro Cultural. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em 2025.  





Na sequência abaixo, registros feitos por Paulo Neiva Pinheiro em 2023 da grande reforma que transformaria a antiga Estação de Italva em um belíssimo Centro Cultural.











Nas duas fotos abaixo - da página italvaonline - como estava a antiga Estação de Italva antes da grande reforma.


4 comentários:

Anônimo disse...

Já vendi muita fruta nesta estação por volta dos anos 50. Muita história... Muito feliz pela sua restauração.
Rosely Barbosa

Anônimo disse...

Me sinto sempre honrado por poder contribuir com este belo trabalho que você faz Amarildo José Mayrink!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Muito bom ver isso! Quem dera todas fossem reformadas.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Fico feliz em ver governantes recuperar e manter momentos históricos como estações como esta. Infelizmente aqui não existe mais nada, demoliram tudo, não existe mais nada da Leopoldina, lamentável
Parabéns aos que se empenharam nesta linda restauração.
Geraldo José Soares