domingo, 12 de fevereiro de 2017

Um grande tesouro estacionado ao lado da Prefeitura de CARMO, no Ramal Sumidouro.


A bela e imponente Locomotiva. Valeu ou não valeu a visita?






Prédio da Prefeitura Municipal de Carmo e a Locomotiva estacionada na praça ao lado.




Estação de Carmo, às margens da RJ-148.




Ainda em Carmo, podemos ver às margens da rodovia partes de uma ponte ferroviária.




A LOCOMOTIVA:

Após minha visita “inesperada” à Estação de Carmo em fevereiro de 2016 - motivo de outra postagem aqui no blog – me vi obrigado a um agradável retorno àquela cidade.

Razão - Recebi informações da existência de uma Locomotiva estacionada ao lado da Prefeitura, bem no centro da cidade.

A estação de Carmo encontra-se afastada do centro urbano, situada à beira da RJ-148 e por desconhecer a existência da Locomotiva anteriormente, a mesma não havia sido mencionada em minha primeira postagem sobre a Estação de Carmo.

Como a cidade estava no caminho da “Expedição Sumidouro” que realizei em 25 de janeiro de 2017, aproveitei para fazer uma breve visita quando ainda amanhecia o dia. O resultado foi esta “beleza” que pode ser apreciada nas fotos!

Na Locomotiva encontramos uma placa com a identificação do construtor: H. K. Porter Company Pittsburgh U.S.A. N° 6921 – ano 1924.


Não vou aqui entrar no mérito do local onde a Locomotiva foi estacionada – ao lado da Prefeitura e não próxima à Estação – mas quero aproveitar a oportunidade para pedir ao novo governante daquela cidade que dispense uma atenção especial a este belíssimo patrimônio histórico que a cidade possui. Sem dúvida ela merece!


Saiba mais sobre a Estação de Carmo visitando o link abaixo:











Procurando registros fotográficos em meus arquivos, encontrei fotos enviadas pelo amigo José Alves de Vasconcelos, grande colaborador de nossa página, onde para minha grande surpresa encontrei a foto de uma Locomotiva idêntica à hoje estacionada na Praça da Prefeitura de Carmo. Segundo José Alves, a foto foi feita na ilha dos pombos, local pertencente à Cia. Ligth de eletricidade, localizado em Paraíba do Sul. Como pode ser observado nas foto abaixo, sem dúvida o modelo da Locomotiva é bem semelhante!  












A PONTE:

Ainda na praça da prefeitura de Carmo conversei com algumas pessoas sobre a Locomotiva e sobre a ferrovia sendo informado da existência da estrutura de uma ponte ao lado esquerdo da rodovia indo em direção a Sumidouro, ainda em Carmo. 

Seguindo viagem indo mais devagar para não perder a oportunidade de mais um registro histórico da Estrada de Ferro Leopoldina pela região.


Poucos km’s à frente e lá estava ela. Segundo informações a ponte não teria resistido à força da correnteza em período de fortes chuvas. Mas parte dela e suas colunas ainda resistem ao tempo, marcas de áureos tempos e do quanto foi importante a ferrovia para o desenvolvimento da região. 






Um comentário: