domingo, 23 de outubro de 2011

ESTAÇÃO SANTA HELENA - Estação localizada no Município de Bicas, em direção a Pequeri.

Acima, belíssimo registro do povoado de Santa Helena, vendo-se os trilhos, vagões estacionados e a Estação - prédio no centro, ao fundo. 

Foto de Douglas Rhanna e trabalho de restauração fotográfica de Amarildo Mayrink.








Estação Santa Helena
Estive no local em: 06 de agosto de 2009
Inaugurada em: 07 de julho de 1879
Ramal: Linha de Caratinga – Km 182,360 (1960)
Situação Atual – Demolida.








Segundo documenta o livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr. cita a data de 13 de maio e não 7 de julho, a Estação de Santa Helena foi inaugurada em 1879. 
A estação era localizada no povoado de Santa Helena, hoje um bairro afastado do centro urbano do Município de Bicas.
A Estação já não existe mais e sempre gerou informações desencontradas. Inclusive algumas pessoas chegaram a afirmar que não existiu o prédio, mas apenas a plataforma com uma cobertura. Porém, existiu sim uma Estação no local! 
A bela foto cedida pelo amigo Dougla Rhanna mostra a estação com vagões estacionados próximo a ela. Sei que existem fotos com mais detalhes do antigo prédio da Estação e aqueles que quiserem contribuir conosco, teremos grande prazer em publicar aqui no “O Trem Expresso”.
Além da Estação e dos trilhos, que já não existem mais, ainda hoje podemos encontrar na saída de Santa Helena para Pequeri, as cabeceiras de uma ponte por onde passavam os trens da Leopoldina. São estruturas em pedras e concreto que resistiram firmemente ao tempo e são hoje, junto com a Casa de Turma - hoje residência - os únicos vestígios que o trem passou por Santa Helena.
O antigo leito ferroviário se trasformou em rodovia na área urbana da comunidade.

Saiba mais sobra a Estação Santa Helena no link abaixo:
http://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/finalmente-um-registro-fotografico-da.html





Acima, a foto original do povoado de Santa Helena, cedida pelo amigo Douglas Rhanna. Nela vemos a casa de turma, na extrema direita. Mais ao alto, à esquerda, a capela. Ao fundo, no centro, a Estação.






Abaixo, a Casa de Turma localizada na área urbana de Santa Helena, hoje residência familiar - fotos: 08/2009.











Como memória e recordação da ferrovia naquele local, recebemos duas fotos da amiga Márcia Haddad, de Bicas, onde segundo nos relatou, era carnaval e um grupo de familiares seguia de Santa Helena para Bicas. Na foto, o momento em que a composição deixava a estação de Santa Helena.







Abaixo, próxima à saída de Santa Helena para o Município de Pequeri encontramos as cabeceiras de sustentação de uma antiga ponte - fotos: 10/2011.













Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho de resgate histórico
    Viajei de Bicas a Santa Helena ou no sentido contrário algumas vezes me dirigindo a Fazenda Santa Olimpia na Ponte Preta onde meu pai Murillo de Mello Brandão passou os últimos anos de sua vida até falecer em 1992. Muitas vezes beirando a Estrada de Ferro viajava de carro passando por Pequri Sossego Silveira Lobo saindo em Serraria e dai ia para o Rio de Janeiro onde morava
    Fiquei feliz de rever imagens que se encontram no fundo da minha alma
    Obrigado
    Marcio Brandao

    ResponderExcluir