quinta-feira, 28 de abril de 2011

ESTAÇÃO PEQUERI - Daqui saía o Ramal para Mar de Espanha.

Belo registro fotográfico anterior à década de 1940, quando a estação ainda se chamava São Pedro.






Lá vem o Trem - Belíssimo cenário, Rua Marcelino Tostes, em Pequeri, em 1935.



Acima, outro belo registro, vendo-se a estação ao fundo.






Estação Pequeri
Estive no local em: 16 de setembro de 2009 e 04 de março de 2017
Inaugurada em: 07 de julho de 1879
Ramal: Linha de Caratinga – Km 173,875 (1960)
Altitude: 565m
Situação Atual – Em uso pela administração pública.









Chegada de uma Liturina a Estação em evento festivo.




Originalmente a Estação de Pequeri fazia parte do Ramal de Serraria e tinha o nome de São Pedro. Fazia parte da Cia. União Mineira desde sua inauguração em 1879 até o ano de 1884, quando foi incorporada pela E. F. Leopoldina com toda a linha.
Com a desativação do Ramal Serraria em 1904, todo o trecho foi incorporado à linha Três Rios – Ponte Nova compondo o tronco principal para Caratinga.
A Estação de São Pedro (Pequeri) passou a ter maior destaque em 1909, quando teve início a construção de um ramal que partiria dali para a cidade de Mar de Espanha.
Inaugurado em 22 de fevereiro de 1911, o ramal passava por outras duas estações ainda hoje em bom estado de conservação apesar do abandono – Uricana e Estevão Pinto – até chegar a Mar de Espanha.

Com a criação do Ramal de Mar de Espanha, a Estação de São Pedro ganhou em movimento e importância, especialmente para o escoamento da produção de café e outros produtos regionais, além do aumento do fluxo de passageiros.


Para o ramal entrar em operação foi necessário a construção de um triângulo para manobra das locomotivas.
Na década de 1940 finalmente a estação São Pedro passou a chamar-se Pequeri.
Em 31 de outubro de 1965 o ramal de Mar de Espanha foi suprimido. Junto com ele foram desativadas as estações de Estevão Pinto, Uricana e a estação final de Mar de Espanha.
Por Pequeri passaram trens de passageiros e cargas até meados da década de 1970, mas após a desativação da ferrovia, o que vemos hoje é o prédio da Estação mantido em excelente estado de conservação, sendo usada pela administração pública onde vemos diversas repartições em funcionamento.
Enfim, trata-se de uma pequena, mas bela cidade, onde todo o leito da ferrovia foi aproveitado com urbanização de extremo bom gosto.

O antigo leito da ferrovia cortava a cidade de um extremo ao outro e foi transformado num extenso calçadão, ladeado por árvores e gramado, local excelente para caminhadas.   
A atualização desta matéria se fez necessária devida à valiosa contribuição de Vera Guarize e seu belíssimo acervo fotográfico.
Graças a isso, aproveitei também para fazer novas fotos da sempre bela Estação Pequeri e de seu entorno, além de poder registrar o "triângulo" de retorno da Locomotiva para Mar de Espanha.

Última atualização: 29 de março de 2017.

Conheça as estações do Ramal Mar de Espanha visitando os link's abaixo:

Uricana:
http://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/estacao-uricana-primeira-estacao-do.html






Na seqüência abaixo, registros da retirada dos trilhos em Pequeri em janeiro de 1983.








 Ponto de táxi no centro da cidade, uma réplica da Estação Ferroviária.



Acima, mais um belo registro da Rua Marcelino Tostes vendo-se a estação ao fundo.












Ao chegar Pequeri vindo de Bicas, os passageiros eram recebidos por este belo visual.





Nas fotos abaixo a Estação do Município de Pequeri em minha primeira visita para a página otremexpresso, em setembro de 2009.












5 comentários:

  1. Belo blog. Um presente para os amantes da ferrovia!
    data: 29/04/2011 | de: Paulo Sérgio dos Santos
    Nem bem iniciou seu blog e já estou ávido pelas novidades que estão por vir. Belos visuais, novos ângulos e fotos inéditas...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo blog. Um presente para os amantes da ferrovia!
      data: 29/04/2011 | de: Amarildo Mayrink
      Obrigado, Paulo Sergio!
      Aguarde! Grandes surpresas estão a caminho!

      Excluir
  2. Orgulhei-me muito Amarildo ao ver as fotos de nossa Estação. Realmente um patrimônio muito bem conservado sendo utilizado pela comunidade.

    ResponderExcluir
  3. carlos alberto silva6 de março de 2017 21:35

    parabéns Amarildo, meu pai tralhava neste ramal em Pequeri

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, pelo belo trabalho!!! Linda a nossa estação!!! Conhecer a história através do seu blog e mostrar a meus filhos não tem preço.

    ResponderExcluir