sexta-feira, 21 de junho de 2013

ESTAÇÃO MAR DE ESPANHA - Novidades sobre a Estação final do Ramal que partia de Pequeri.

Matéria atualizada em 03 de março de 2018.


Belíssima panorâmica da cidade, onde ainda podemos ver - em baixo, no centro da foto - a estação, a caixa d'água e o girador de locomotivas. Foto do acervo do Espaço Cultural Falabella.





Em visita à cidade de Mar de Espanha para novas fotos da Estação, estive também no Espaço Cultural Falabella, onde fui carinhosamente recebido por Maria José dos Santos Gribel, presidente desta belíssima instituição que trabalha pela preservação e divulgação dos bens culturais do Município.
Trata-se de um maravilhoso espaço de preservação da história da cidade, onde encontrei novas e preciosas fotos e informações sobre a passagem da Estrada de Ferro Leopoldina pela cidade. 
O Centro Cultural possui grande acervo histórico, entre eles inúmeros exemplares do Jornal "O Atlante", publicação semanal que em seu n° 19, datado de 27 de março de 1927, noticiava a mudança de horários dos trens da Leopoldina Railway.
Lá também encontrei belo registro fotográfico de uma composição estacionada na plataforma da Estação no ano de 1916.
Também encontrei outras belas fotos: uma "panorâmica" onde ainda podemos ver a estação, a caixa d'água e o girador de locomotivas. 
Outra onde ilustres passageiros embarcam no trem estacionado na estação, importantes registros de um tempo romântico, onde o trem era o principal protagonista de belíssimas histórias.   



Foto do acervo do Espaço Cultural Falabella.

Belíssimo registro do embarque de passageiros na Estação de Mar de Espanha, vendo em destaque na foto Renato Madeira e Antônio Carlos Madeira - filho e neto de Nico Madeira, ex-delegado da cidade de Mar de Espanha. Foto do acervo do Espaço Cultural Falabella.









Nenhum comentário:

Postar um comentário