quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ESTAÇÃO RIO CASCA - Hoje, um belíssimo Centro Cultural Municipal.


Matéria atualizada em 05 de fevereiro de 2023.


Acima e na seqüência abaixo, os belíssimos registros de Cláudio Paulon de Carvalho feitos em 2017, quando a antiga Estação havia acabado de passar por um amplo e belo trabalho de restauração, onde funciona o Centro Cultural do município. 





Antigo e belo registro fotográfico do pátio ferroviário no centro da cidade.


A antiga Estação - hoje Casa de Cultura - neste belíssimo registro de Marcelo Ferreira.


Belíssima foto do Trem em Rio Casca, do acervo de Luiz Otávio.





A Estação de Rio Casca em belo registro do acervo de Hugo Caramuru.







Estação RIO CASCA

bituruna




Linha de Caratinga: Km 489,852 (1960).
Altitude: 332,300m
Estação inaugurada em: 1° de janeiro de 1913.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Contei com a valiosa contribuição dos amigos da página.
Uso atual: Centro Cultural com Museu e Biblioteca. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1913-1975)
RFFSA (1975-1994)






A ESTAÇÃO:


Para realizar esta matéria contei com a valiosa contribuição dos amigos da página do facebook "Rio Casca no Túnel do Tempo" e também dos amigos Gutierrez Lhamas Coelho, Hugo Caramuru e Marco Antônio Francisco que enviaram as belas fotos da Estação de Rio Casca aqui apresentadas. 

Além delas, contei também com os belíssimos registros fotográficos que recebi do leitor e amigo Cláudio Paulon de Carvalho realizados em uma viagem nostálgica acompanhado de seu Pai, o ferroviário João de Carvalho Neto, quando visitaram várias cidades e antigas estações ferroviárias da Linha de Caratinga em 22 de abril de 2017, entre elas as fotos da Estação de Rio Casca.

Segundo o relato de Gutierrez Lhamas, na época de sua visita o prédio da estação havia passado por recente reforma realizada pela prefeitura daquela cidade resgatando parte da bela história da ferrovia, de sua importância para a cidade e região.

Segundo Gutierrez, o sino da estação não é ferroviário, pois as inscrições nele em nada o associam com a LR/EFL, mas destaca que compõe muito bem com o prédio.

 


HISTÓRICO:


Segundo descreve Ralph Mennucci Giesbrecht em seu site estações ferroviárias, a mais completa página sobre estações ferroviárias de todo o país, a estação de Rio Casca foi aberta em 1913 e viveu seu grande momento pelos idos de 1947, quando grandes romarias se dirigiam para aquela cidade em busca de cura e milagres atribuídas ao padre local.

A estação permaneceu em atividade até 1980, quando ainda trafegavam trens mistos embarcando e desembarcando passageiros em sua plataforma.

Conheçam mais histórias sobre a estação no link abaixo:  

 http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/riocasca.htm

















A antiga estação em belo registro de Verenice Mouroh.



 

BELA PONTE NA ÁREA RURAL DE RIO CASCA:

Abaixo, podemos ver nas fotos também enviadas por Gutierrez, uma belíssima ponte metálica localizada aproximadamente 3 km antes da estação de Rio Casca. A exuberante ponte sobre o Rio Casca tem toda sua estrutura cravada em grandes rebites, típico sistema inglês de construção de pontes ferroviárias. Ela está desativada há mais de 40 anos e hoje é utilizada por poucos transeuntes, dado o isolamento do local.