domingo, 28 de setembro de 2014

ESTAÇÃO VOLTA GRANDE - Já foi a Estação Terminal nos primeiros tempos da EFL - Porto Novo do Cunha-Volta Grande. Saída para o Ramal de Pirapetinga.


Matéria atualizada em 25 de março de 2022.







Acima e abaixo, do acervo de Hugo Caramuru, dois belos registros da passagem do “Trem da Cultura” por Volta Grande em 1991.




Março de 2022 - num dos prédios da Estação funciona uma farmácia.







Foto-acervo de Elder Sandin.








Na foto acima, na extrema esquerda vemos as britas, onde a linha segue para Trimonte. À direita, tinha início o Ramal de Pirapetinga.




Foto-acervo Manoel Monachesi.



 




Estação VOLTA GRANDE



Saída para o Ramal de Pirapetinga


 estrela-dalva





Município: Volta Grande
Ramal: Linha do Centro – Km 267,778 (1960)
Altitude: 215m.
Estação inaugurada em:  08 de outubro de 1874.
Estive no local em:  setembro de 2014 e em março de 2022.
Uso atual: Em 2014 era usada como alojamento de turma e de equipamentos para manutenção pela FCA. Num dos prédios hoje funciona uma farmácia. 
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, aguardando liberação para o início de funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.


E. F. Leopoldina (1874-1975)

RFFSA – (1975-1996)






HISTÓRICO:

Seguindo pelas linhas da Estrada de Ferro Leopoldina, chegamos à Estação Volta Grande, no Município de mesmo nome. Quando lá estive pela primeira vez em 2014, o trecho era usado para o transporte de Bauxita pela FCA. 

No entorno da estação ainda vemos prédios antigos - incluindo o prédio onde funcionava o Hotel - que nos faz imaginar o grande movimento de passageiros naquela estação, que também servia de ponto de partida para o extinto Ramal de Pirapetinga, que funcionou de 1880 a 1964. 



A ESTAÇÃO:

A Estação de Volta Grande teve sua origem como estação terminal nos primeiros tempos de funcionamento da Estrada de Ferro Leopoldina - Porto Novo do Cunha-Volta Grande.

O complexo da Estação é composto de três prédios. o prédio central continua ligado à ferrovia. Quanto aos outros dois, no prédio maior e mais próximo funciona hoje uma farmácia e outro, provavelmente uma antiga casa de turma, hoje é usado como moradia. Bem próxima à estação uma aconchegante e arborizada praça.


Em 2014 existia um pequeno pontilhão desmontado junto a várias peças de reposição e manutenção da via permanente no pátio da estação, que já não estavam mais por lá em março de 2022.

 

Também em Volta Grande tinha início o Ramal de Pirapetinga. O antigo triângulo ficava localizado logo após a saída em direção à Trimonte. No local ainda é possível encontrar, bem escondidas, duas pontes que compunham o triângulo. 


Seguindo para Trimonte, logo depois do triângulo existe um cruzamento de uma estrada vicinal de terra com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda a extensão da linha até a cidade de Recreio.



Na sequência abaixo, belos registros da passagem do “Trem da Cultura” por Volta Grande em 1991 - acervo Hugo Caramuru.







Na sequência abaixo, oito fotos que fiz em minha primeira visita em 2014.











Na sequência abaixo, em detalhes, a localização do “triângulo” onde tinha início o Ramal de Pirapetinga.



Vista da chegada a Volta Grande vindo de Trimonte.




Seguindo para Trimonte.




Saída do "triângulo" para o Ramal de Pirapetinga em direção a Estrela Dalva.




A ponte menor, saindo de Volta Grande para o Ramal de Pirapetinga em direção a Estrela Dalva.




A ponte maior, no “triângulo” vindo de Estrela Dalva em direção a Trimonte.



Na sequência abaixo, registros feitos em março de 2022.




Acima e abaixo, detalhes do pontilhão que estava no pátio da estação em 2014.







Nas três fotos abaixo, o cruzamento da estrada vicinal com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda a extensão da linha até a cidade de Recreio.