Matéria
atualizada em 25 de março de 2022.
Acima e abaixo, do acervo de Hugo Caramuru, dois belos registros da passagem do “Trem da Cultura” por Volta Grande em 1991.
Março de 2022 - num
dos prédios da Estação funciona uma farmácia.
Foto-acervo de Elder Sandin.
Estação VOLTA
GRANDE
Município: Volta Grande
Ramal: Linha do Centro – Km 267,778 (1960)
Altitude: 215m.
Estação inaugurada
em: 08 de outubro de 1874.
Estive no local em: setembro de 2014 e em março de 2022.
Uso atual: Em 2014 era usada como alojamento de
turma e de equipamentos para manutenção pela FCA. Num dos prédios hoje funciona uma farmácia.
Situação Atual
– Trecho sob concessão particular, aguardando liberação para o início de funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA – (1975-1996)
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA – (1975-1996)
HISTÓRICO:
Seguindo pelas linhas da Estrada de Ferro Leopoldina, chegamos à Estação
Volta Grande, no Município de mesmo nome. Quando lá estive pela
primeira vez em 2014, o trecho era usado para o transporte de Bauxita pela
FCA.
No entorno da estação ainda vemos prédios antigos
- incluindo o prédio onde funcionava o Hotel - que nos faz
imaginar o grande movimento de passageiros naquela estação, que também servia
de ponto de partida para o extinto Ramal de Pirapetinga, que
funcionou de 1880 a 1964.
A ESTAÇÃO:
A Estação de Volta Grande teve sua origem como estação terminal nos
primeiros tempos de funcionamento da Estrada de Ferro Leopoldina - Porto Novo do Cunha-Volta Grande.
O complexo da Estação é composto de três prédios. o prédio central continua ligado à ferrovia. Quanto aos outros dois, no prédio maior e mais próximo funciona hoje uma farmácia e outro, provavelmente uma antiga casa de turma, hoje é usado como
moradia. Bem próxima à estação uma aconchegante e arborizada praça.
Em 2014 existia um pequeno pontilhão desmontado
junto a várias peças de reposição e manutenção da via permanente no pátio da
estação, que já não estavam mais por lá em março de 2022.
Também em Volta Grande tinha início o Ramal de
Pirapetinga. O antigo triângulo ficava localizado logo após a saída em
direção à Trimonte. No local ainda é possível encontrar, bem escondidas, duas
pontes que compunham o triângulo.
Seguindo para Trimonte, logo depois do triângulo
existe um cruzamento de uma estrada vicinal de terra com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda a extensão da linha até a cidade de
Recreio.
Na
sequência abaixo, oito fotos que fiz em minha primeira visita em 2014.
Na
sequência abaixo, em detalhes, a localização do “triângulo” onde tinha início o
Ramal de Pirapetinga.
Vista da chegada a Volta Grande vindo de Trimonte.
Seguindo
para Trimonte.
A
ponte menor, saindo de Volta Grande para o Ramal de Pirapetinga em direção a Estrela Dalva.
A
ponte maior, no “triângulo” vindo de Estrela Dalva em direção a Trimonte.
Acima
e abaixo, detalhes do pontilhão que estava no pátio da estação em 2014.
Nas três fotos abaixo, o cruzamento da estrada vicinal com a linha férrea, estrada esta que margeia praticamente toda
a extensão da linha até a cidade de Recreio.